Conquista Criança completa 18 anos neste mês

Mais de 5 mil meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social e pessoal já foram beneficiados pelo programa

Oficinas de teatro e canto-coral, alfabetização e reforço escolar, práticas de esportes e recreação, além de assistência psicológica, médico-odontológico, alimentação e bolsa-incentivo para 32 crianças e adolescentes que desenvolviam atividades nas ruas. Assim era o Programa Conquista Criança, em setembro de 1997, ano em que foi criado.

Em 18 anos de existência, mais de 5 mil meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social e pessoal já foram beneficiados pelo programa, que atende, atualmente 350 crianças e adolescentes, 200 deles em tempo integral. Baseado na educação para o exercício da cidadania, atividades educativas, culturais, esportivas e profissionalizantes fazem parte da rotina de quem está no Conquista Criança.

“O Conquista Criança é um marco em nosso governo, um programa que já atendeu várias gerações de crianças, mostrando um resultado muito positivo”, enfatizou o prefeito Guilherme Menezes.

Acolhimento – Para atender aos meninos que dormiam nas ruas, proporcionando repouso noturno em ambiente acolhedor e protetor, assegurando-lhes um local saudável para o desenvolvimento de atividades direcionadas para a socialização e readaptação a ambientes fechados, em outubro de 1997, foi aberta a Unidade de Acolhimento Noturno. Em 2011, a unidade se desvinculou do Programa Conquista Criança em virtude de mudanças na política de Assistência Social no Brasil, com a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Educação de Rua – Para sensibilizar crianças e adolescentes em situação de rua, visando o restabelecimento dos vínculos familiares, educacionais, comunitários e sociais, foi implantada, em 1998, a iniciativa da Educação de Rua. Desenvolvida após a capacitação dos profissionais que nele atuavam, os educadores sociais utilizavam a pedagogia do desejo, estimulando as crianças e os adolescentes a se conscientizarem sobre sua condição no mundo e a se perceberem enquanto sujeitos, passando assim a serem capazes de construir mudanças significativas em suas vidas.

Atualmente, esse serviço está ligado ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social para a população infantojuvenil em situação de rua (Creas Pop Criança e Adolescente), que busca reestabelecer o vínculo desses meninos e meninas com suas famílias, escolas e comunidade.

Confira, em fotos, alguns momentos e atividades que marcaram a história do Conquista Criança:

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
19/04
Prefeitura se reúne com entidades que atuam em políticas socioassistenciais
Desenvolvimento Social
17/04
Prefeitura oferece apoio às hortas comunitárias
Desenvolvimento Social
16/04
Programa Conquista Criança celebra a Páscoa
Desenvolvimento Social
13/04
Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente recebe visita da ONG internacional Childhood