Congresso do Movimento Unificado amplia o diálogo da comunidade com a Administração

 

 

Durante todo esse sábado, 28, cerca de 300 delegados das associações comunitárias das zonas urbana e rural da cidade e região participaram do 3º Congresso do do Movimento Unificado das Associações de Moradores de Vitória da Conquista. O evento discutiu ações e eventos relacionados ao movimento comunitário e foi realizado no auditório do Instituto de Educação Euclides Dantas (Escola Normal).

Representando o prefeito Guilherme Menezes, o chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, destacou que a gestão do Governo Participativo sempre valorizou o permanente diálogo com as forças vivas da sociedade. “Prova disso é que a gente tem um Orçamento Participativo muito forte, associações de moradores, e o Movimento, para congregar todas essas lideranças comunitárias”, afirmou. Ainda segundo ele, essas entidades populares são co-construtoras do projeto do Governo Participativo, que já é uma referência no Brasil enquanto modelo político, econômico, administrativo e social.

A pauta do evento englobou questões ligadas à cidade, como mobilidade urbana, infraestrutura, habitação, saúde e regularização fundiária. O coordenador do Movimento Unificado das Associações de Moradores de Vitória da Conquista, Lucas Hipólito, destacou a importância de discutir essas temáticas com os presidentes das associações e informá-los sobre a atuação da entidade. “É o povo quem diz e discute as melhorias para a cidade. Por isso, este é um evento importante para ampliar o diálogo com a administração pública, tanto no Município quanto no Estado e na União”, ressaltou.

Os participantes do congresso aprovaram e reconheceram a importância da iniciativa. O presidente da Federação de Associações de Moradores do Estado da Bahia (Fameb) e diretor da Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam), Ramiro Cora, disse que é absolutamente necessária a relação de diálogo entre o movimento popular e o governo. “Essa relação de parceria é a única forma de conseguir interceder na política pública”, salientou.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Morada Real, Ailton Reis, também marcou presença no Congresso. Segundo ele, o aprendizado absorvido em eventos como este é essencial para o trabalho desenvolvido no dia a dia. “Dessa forma, a gente consegue trazer a militância da comunidade, para que ela consiga se adequar melhor às discussões existentes hoje, como sobre controle social, movimentos sociais e associativismo”, relatou.

O evento foi prestigiado por membros do Governo Municipal, a exemplo do secretário de Governo, Edvaldo Alves. Houve também as eleições para a Diretoria Executiva e para os conselhos Fiscal e Consultivo do Movimento Unificado das Associações de Moradores de Vitória da Conquista.

Notícias Relacionadas

Governo
21/06
Governo e comunidade se reúnem para construção coletiva da LDO
Governo
23/03
Moradores do Coveima são recebidos pelo Governo Mais Perto de Você
Governo
08/11
Conselho do Orçamento Participativo é eleito e empossado durante Congresso
Governo
06/11
Congresso do Orçamento Participativo acontece nesse sábado, 7