As plenárias do Orçamento Participativo começaram no último dia 28, no bairro Bruno Bacelar. Na próxima semana, serão realizados mais cinco encontros: nos dias 18 (terça), 20 (quinta), 21 (sexta) e 22 (sábado) nos bairros Cidade Modelo e Jurema, e nos povoados de Barreiro, Bate-Pé e Ribeirão – respectivamente.

Em cada um desses encontros, a comunidade apontará cinco demandas – as duas mais votadas serão levadas para o 11º Congresso do OP; as três demais serão apresentadas às secretarias municipais. A cada dez pessoas presentes na plenária, é eleito um delegado, e quanto mais delegados maior será representatividade do bairro no Congresso.

O Orçamento Participativo é uma iniciativa da Prefeitura, desde 1997, para que os cidadãos de Vitória da Conquista decidam, com o Governo, sobre a aplicação dos recursos públicos municipais. Nas plenárias, qualquer cidadão pode participar e a Prefeitura aproveita para identificar as demandas mais específicas e as necessidades de melhoria nos serviços prestados.