Conferência garante representatividade na construção das políticas de assistência social

Durante os dias 9 e 10 de agosto, representantes governamentais e da sociedade civil se reuniram na X Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Prefeitura. Em pauta, a discussão sobre os rumos da política de assistência social no Brasil, na Bahia e em Vitória da Conquista.

Com o tema “Igualdade de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência (Suas)”, os 160 delegados escolhidos durante as pré-conferências se organizaram em quatro eixos para debater e escolher as propostas a serem votadas na plenária final. As propostas escolhidas vão subsidiar a construção da política municipal, estadual e nacional do Suas.

“Este é um momento onde todos os atores da política de assistência são ouvidos, principalmente, os trabalhadores e usuários. É um espaço fundamental para definir os rumos da assistência social em nosso município. E o papel do conselho foi o de garantir a voz de todos durante o evento”, salientou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Camilla Fischer.

Após a votação das propostas, foram escolhidos seis delegados titulares e seis suplentes que representarão Vitória da Conquista na Conferência Estadual, que acontece no período de 18 a 20 de outubro, em Salvador.

Um destes delegados escolhidos foi o conselheiro municipal e representante governamental Joabe Silva. Ele acredita que a conferência foi muito produtiva e conseguiu discutir o fortalecimento do Suas: “avançamos muito, mas ainda temos muito que avançar, e, como conselheiros, temos o grande desafio de promover a participação dos usuários cada vez mais em nossas reuniões”.

Os usuários foram representados e escolheram como delegado Gilvandro Campos para representá-los em Salvador. “Esperamos que todas as pautas apresentadas aqui sejam colocadas em prática”, ressaltou Gilvandro.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
11/10
Cras Jardim Valéria celebra Dia das Crianças no Estádio Lomanto Júnior
Desenvolvimento Social
07/10
Cerca de 200 pessoas de São João da Vitória são atendidas pelo Bolsa Família Móvel
Desenvolvimento Social
06/10
Mês da Criança: Cras oferece serviço de beleza no Bruno Bacelar
Desenvolvimento Social
05/10
Bolsa Família Móvel chega ao distrito de São João da Vitória neste sábado, 7