Plateia lotada para prestigiar as apresentações

No período natalino, a música se torna ainda mais presente em todos os espaços. E assim aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) na noite desta quarta-feira, 13, em um concerto que reuniu a Orquestra de Cordas do Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba/Conquista Criança), o Coral Madrigal e o Coral de estudantes, do próprio instituto.

As crianças do Neojiba celebraram a vida do menino Jesus e também o início das aulas do núcleo, este ano, no programa Conquista Criança.

Para duas integrantes da orquestra, dezembro é ainda mais especial. Sara Silva Nascimento e Yasmin Sousa de Araújo também comemoram aniversário. Yasmin que participa do programa há cerca de quatro anos comemorou seus 10 anos nessa terça, 12, já Sara completou a mesma idade no dia 10.

Yasmin e Sara também comemoram seus 10 anos de vida

“É bom fazer aniversário neste mês. Amo o Natal”, disse Yasmin. Sobre a aprendizagem do violino, ela respondeu: “Tô gostando muito. Eu quero ser violinista”. Além de aniversariar em dezembro, tocar violino, Yasmin e Sara também elegeram como música preferida do concerto a mesma: “Arme um belo pinheirinho”.

Sara que só tem um ano Conquista Criança falou sobre satisfação de participar do Neojiba: “Eu acho muito bom o projeto. Eu tocava flauta e fazia coral e estou muito feliz em participar. Queria agradecer muito a Deus por mais esse ano de vida e ao projeto que me ensinou muito”, declarou Sara.

Uoston Ribeiro, pai de aluna prodígio, se diz orgulhoso

Orgulho e alegria – Além da orquestra de cordas, instrutores e monitores se apresentaram com a Camerata Neojiba Conquista Criança. Alunos como a educanda Stefani Ribeiro, 12, também participam do grupo seleto. E a família da aluna prodígio ficou admirada ao ver a filha executar em seu violino a música “Gargoyles” e a ária “Se tu m’ami”. “É um orgulho saber que ela tem habilidade de desenvolver as coisas rápido e a gente fica muito feliz. É algo bom que a Prefeitura fez ajudando o pessoal mais humilde, que não tem condições”, comentou o pai da educanda, Uoston Lima Ribeiro, que estava acompanhado da esposa e do filho mais novo. Stefani, está há cinco anos no Conquista Criança, reside com a família no loteamento Santa Terezinha.

“Para o Governo é motivo de muita alegria e satisfação o dia de hoje porque representa um instante muito protagonista dos meninos que estão inseridos dentro do Conquista Criança. O Neojiba é uma parceria muito estratégica e nós temos a clareza que investir na infância e adolescência é uma questão prioritária desta gestão”, afirmou o diretor de Assistência Social, Michael Farias.

O Concerto de Fim de Ano, realizado em parceria com o IFBA, contou ainda com o Coral de Estudantes do IFBA e do Madrigal do IFBA. Eles iniciaram a apresentação com a música “Xote das meninas”, homenageando o aniversariante do dia, Luiz Gonzaga. “Conversamos para fazer um concerto juntos e hoje tivemos um repertório bem interessante e eclético, com músicas trabalhadas durante o ano mais músicas de Natal”, explicou a coordenadora do Neojiba, Bruna Garófalo.

A Orquestra Neojiba e os corais encerraram o concerto cantando e tocando a clássica música natalina: “Natal! Natal! Natal! Natal! É nos nascido um rei divinal!”

Print this pageShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedIn