Comissão de acompanhamento das obras do novo aeroporto se reúne pela segunda vez

Integrantes foram informados por representante da SIT que as obras já estão 70% concluídas

As obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista são permanentemente supervisionadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), pelo Comando da Aeronáutica e pela Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura da Bahia. Há cerca de dois meses, esse trabalho de fiscalização foi reforçado com a criação de uma comissão, cujo objetivo é assegurar o monitoramento ambiental e a execução da obra como um todo.

A comissão se reuniu pela segunda vez na tarde desta quinta-feira, 13, no canteiro de obras, próximo ao povoado de São José, a 15 quilômetros do perímetro urbano de Vitória da Conquista. Em meio às discussões, os integrantes foram informados, mais uma vez, que a obra segue em andamento, em perfeita sintonia com o cronograma original.

Um dia antes, técnicos da SIT fizeram a 14ª medição das obras, e constataram que nada menos que 70% dos trabalhos já foram finalizados. “A obra está dentro do cronograma, sem atraso nenhum”, informou Denisson Oliveira, diretor de terminais e aeroportos da SIT e membro da comissão de acompanhamento.

Analisando-se isoladamente os itens que compõem a construção do equipamento, nota-se que todos apresentam percentuais altíssimos de adiantamento. A pista de pousos e decolagens, por exemplo, apresenta 96% de avanço, restando apenas a sinalização e o balizamento noturno. As pistas de contorno estão com 97%, e as de acesso ao pátio de taxiamento, com 70%. A Seção de Combate a Incêndios (SCI), por sua vez, já está 90% pronta. E assim por diante, sempre em níveis semelhantes.

‘Prioridade’ – “Considerando todas as obras em execução através do convênio com a SAC, estamos praticamente no final. Tenho certeza de que, até o fim do ano, a gente tem essa obra concluída”, assegurou Denisson, que, durante a reunião, destacou o fato de que o novo aeroporto de Vitória da Conquista é a única obra da SAC, em todo o Brasil, a transcorrer normalmente, sem interrupção alguma. “É uma prioridade”, ressaltou.

“Tudo está transcorrendo com tamanha celeridade porque houve determinação política em todas as esferas governamentais: a federal, a estadual e a municipal”, observou o secretário de Administração da Prefeitura, Márcio Higino Melo, que representou o Governo Municipal na reunião, ao lado da arquiteta Debora Cristiane Rocha.

Próxima etapa – A próxima etapa das obras, que envolve a construção do terminal de passageiros, diz respeito a outro convênio. O projeto já foi analisado pela SAC e pelo Banco do Brasil e será construído por meio do Programa de Aeroportos Regionais do Governo Federal. Para isso, está assegurado um volume de recursos superior a R$ 20 milhões.

 

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
23/09
Governo Municipal terá novo secretário de Serviços Públicos
Gabinete Civil
20/09
Vitória da Conquista formaliza filiação à Amvagra
Gabinete Civil
20/09
Prefeitura e OAB promovem Ciclo de Palestras LGBT
Gabinete Civil
19/09
Segunda edição do Prefeitura Móvel acontece no bairro Bruno Bacelar