A terceira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início nesta segunda-feira (11). Em Vitória da Conquista, todas as unidades de saúde da zona urbana e da zona rural estavam abastecidas à espera do público.

Agora, Lucas está protegido contra a gripe Influenza

A advogada Milena Coelho levou o seu filho Lucas, de 4 anos, à Policlínica de Atenção Básica São Vicente (CAE II), para se proteger contra a gripe. “É de fundamental importância. Acho que os pais têm que se conscientizar da importância da vacinação. É o mínimo que nós podemos fazer por nossos filhos”, afirma.

A enfermeira Emiliana Ramos também aproveitou a manhã para garantir a imunização da sua filha Maria Eduarda, de 3 anos. “Desde quando ela nasceu, ela já toma todo ano essa vacina. Meu esposo não queria deixar trazer, com medo de pegar o novo vírus, mas tem que trazer para poder prevenir”, conta a mãe.

Emiliana também garantiu a vacina de sua filha, Maria Eduarda

A coordenadora municipal de Imunização, Camila Assunção, lembra que as unidades de saúde têm adotado medidas de segurança para a população que precisa se vacinar. “É importante todo mundo levar suas crianças na unidade de saúde, de acordo com a realidade de cada unidade, com a estratégia de vacinação que essas unidades lançaram para evitar qualquer tipo de aglomeração”, destaca.

A médica Cristiane Flores fazia parte do grupo prioritário da primeira etapa da vacinação, mas só pôde se imunizar agora. Ela explica que um dos motivos para não deixar de se vacinar é evitar confundir a Influenza com a Covid-19: “A gente está nessa fase dessa pandemia tão grande, o vírus está se disseminando muito, e os sintomas são muito parecidos com a gripe.” E acrescenta: “Evitar o agravamento das insuficiências respiratórias. Então, a vacina já é de total importância fora da pandemia, agora só se acentua muito mais.”

Assim como Cristiane, as pessoas que fazem parte do público das fases anteriores ainda podem se vacinar

Assim como Cristiane, qualquer pessoa que integra o público-alvo da primeira ou segunda fase da vacinação contra a Influenza e ainda não se vacinou pode procurar uma unidade de saúde para ter acesso ao serviço.

Para evitar aglomerações, a terceira etapa da Campanha foi dividida em dois momentos:

De 11/05 a 17/05:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
Pessoas com deficiência;
Gestantes;
Puérperas até 45 dias.

De 18/05 a 06/06:
Adultos de 55 a 59 anos de idade;
Professores das escolas públicas e privadas.