Começa a sétima edição do Forró Pé de Serra do Piripiri

Mais de 25 mil pessoas compareceram à primeira noite dos festejos juninos promovidos pela Prefeitura de Vitória da Conquista

Resgatar as raízes do São João, valorizar o tradicional forró pé de serra e enaltecer a cultura popular. É dessa forma que o Forró Pé de Serra do Piripiri vem atuando há sete anos, aflorando em Vitória da Conquista o espírito dos valores juninos, como a ornamentação de ruas, apresentação de quadrilhas, comidas e bebidas típicas, a figura do sanfoneiro e o autêntico forró. A realização, da Prefeitura Municipal, firma-se mais uma vez como um dos eventos culturais mais importantes da cidade.

Em sua sétima edição, o Forró Pé de Serra do Piripiri começou nesta sexta-feira, 19, contando com uma verdadeira multidão no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. Para o prefeito Guilherme Menezes, o evento é, antes de tudo, uma forma de respeito às tradições mais preciosas do Nordeste. “Tudo no clima de muita festa e muita paz, é o que nós, da Prefeitura Municipal, desejamos, e foi isso que construímos com apoio da população neste espaço. O Governo Municipal contrata os artistas com muito zelo para que as famílias possam vir aqui se divertir em clima de segurança”, afirmou. Além disso, o prefeito destacou a parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que auxiliam na manutenção da ordem de eventos municipais há um longo tempo.

A abertura da noite reacendeu as tradições do forró com o Encontro de Sanfoneiros. Os instrumentistas subiram ao palco para mostrar talento e trazer encanto a cada nota soada pelas sanfonas. O músico Riva Vieira Lima, do Forró Canta Brasil, que já foi parceiro do mestre Luiz Gonzaga em suas últimas apresentações em Vitória da Conquista, ressaltou a importância dessa festa na carreira de artistas como ele: “Há muitos anos que eu participo do Forró Pé de Serra do Piripiri, e esse evento deu muita força pra nós, que tocamos forró pé de serra. As coisas melhoraram muito, pois antes não tínhamos vez.” Com opinião semelhante, o sanfoneiro Carlos Alberto Vieira completou: “É um trabalho que a Prefeitura vem fazendo sempre e é importante porque está valorizando o forró.” Durante o encontro, a homenagem a Humberto Teixeira também se estendeu ao palco principal, na interpretação do ator Sorak Barbosa.

Atraindo gente de diferentes lugares, o Forró do Piripiri já é consagrado como uma das festas de São João mais tradicionais da região. O engenheiro Romeu Coutinho veio de Belo Horizonte (Minas Gerais) para conhecer os festejos juninos de Vitória da Conquista. Ele aprovou a iniciativa: “Estou gostando muito da organização, da segurança, da beleza do espaço. Mineiro não é muito de forró, mas vocês estão de parabéns. São João é festa do Nordeste, e agora eu não vou perder mais nenhum de Conquista.”

O Forró do Piripiri também recebe total apoio da comunidade local. “Este é o melhor forró do estado da Bahia, porque traz não apenas o forró original, como também fortalece a cultura local e os forrozeiros”, avaliou o agricultor Rosalvo José. “Está de parabéns a administração pública desse município”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
29/05
“A Voz do Muro” retrata escultor Cajaíba
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
27/05
Prefeitura dialoga com comunidades sobre São João na zona rural
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/05
Equipe conquistense ganha 22 medalhas em eventos regionais de Judô
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/05
Fluminense realiza seletiva no Estádio Edvaldo Flores