Começa a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social

Teve início na manhã desta quarta-feira, 29, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. Promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o evento traz como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e o lema “Pacto republicano no SUAS rumo a 2016”. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do Cemae.

Durante a abertura do evento, o chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, representando o prefeito Guilherme Menezes, destacou o empenho da Governo Municipal em desenvolver políticas voltadas para a assistência social no município. “Temos um exemplo de projeto público humanista, que vê e cuida do outro. O Governo Municipal desde o primeiro momento buscou implantar essas políticas aqui no município, a exemplo da criação do programa Conquista Criança, em 1997. Depois disso, seguimos avançando e hoje o município se destaca com mais de 20 serviços voltados para a área socioassistencial”, afirmou.

Opinião compartilhada pelo secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Geraldo Reis. “Em 1997, quando atuei aqui em Vitória da Conquista, já observava a ênfase que era dada para a esfera social aqui no município. Já tem 9 anos que estou em Salvador e eu me surpreendi com a quantidade de serviços ofertados aqui pelo município. Seguramente, Conquista é exemplo de lugar onde o SUAS se consolidou e deu certo. Esse momento que estamos vivenciando hoje é fruto de um trabalho contínuo da administração municipal, e por isso é com muita satisfação que estou participando dessa conferência”.

A Conferência de Assistência Social se encerra nesta quinta-feira, 30. Durante o evento, os participantes poderão analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e o financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. Além disso, serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.

Também participaram da cerimônia, a diretora de Assistência Social, Kátia Freitas; os vereadores Coriolano Moraes e Luciano Gomes; o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Luís Fernando Couto; e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Daise Placha.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
19/10
Crav realiza orientação para prevenção do câncer de mama
Desenvolvimento Social
11/10
Cras Jardim Valéria celebra Dia das Crianças no Estádio Lomanto Júnior
Desenvolvimento Social
07/10
Cerca de 200 pessoas de São João da Vitória são atendidas pelo Bolsa Família Móvel
Desenvolvimento Social
06/10
Mês da Criança: Cras oferece serviço de beleza no Bruno Bacelar