Comdica discute direitos da criança e do adolescente em conferência municipal

O evento, que acontece até essa quinta-feira, 16, visa a sensibilização dos grupos envolvidos com a defesa dos direitos do público infantojuvenil

Começou, na tarde dessa quarta-feira, 15, a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que debate a política e o plano decenal voltado para o fortalecimento dos conselhos voltados para o público infantojuvenil. O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

A abertura aconteceu no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae) e reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – entre eles, o juiz e o promotor da Vara da Infância e da Juventude, Juvino Henrique Brito e Marcos Coelho –, bem como órgãos e programas que atendem crianças e adolescentes na cidade. A banda percussiva do Conquista Criança, a Baticum, também participou da abertura.

Na oportunidade, o prefeito Guilherme Menezes, falou sobre a importância do evento enquanto mais um espaço de discussão para a formulação de políticas para o público infantojuvenil. “Este é um momento muito importante para refletirmos e avaliarmos, no caso do município, as ações que foram realizadas até aqui, e foram muitas, desde 1997, trabalhamos nesse sentido e, hoje, podemos ver o quão importante foi e é a realização desses trabalhos”, disse.

Para o assessor da Superintendência Estadual de Assistência Social, Marcos Vinícius Almeida, o município avançou muito em ações e investimentos nessa área. “Vitória da Conquista tem avançado muito na implantação de uma rede socioassistencial e isso é muito interessante já que vai contar com equipamentos especializados e conjuntos até com outros poderes”, como é o caso do Centro Integrado da Criança e do Adolescente, que será entregue, em breve, e abrigará os mais diversos serviços.

Ainda em sua fala, o assessor destacou a relevância da participação popular – traço marcante da administração municipal – na construção das políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes. “O envolvimento da própria rede na formação, na deliberação e no estabelecimento das políticas públicas, contribui para uma melhor estruturação delas. Nesses dois dias, discutiremos um plano decenal, ou seja, com previsão de estruturar as políticas para os próximos dez anos”.

Sobre essa discussão, a presidente do Comdica de Vitória da Conquista, Cássia Eugênia Cardoso, ressaltou: “Esse é um tema muito importante. O Conselho sempre trabalhou em prol da defesa dos direitos da criança e do adolescente, e esse debate será de extrema importância.”

A 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente continua nessa quinta-feira, 16. Na oportunidade, haverá a deliberação das propostas e a eleição dos delegados para a etapa territorial da conferência.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
20/09
Quilombolas da região de Oiteiro recebem Bolsa Família Móvel
Desenvolvimento Social
20/09
Secretaria de Desenvolvimento Social se reúne com moradores do Bruno Bacelar
Desenvolvimento Social
19/09
Conquista sedia capacitação regional sobre o CadÚnico
Desenvolvimento Social
18/09
Oficina discute acolhimento de Crianças e Adolescentes