Diariamente, desde que os primeiros casos suspeitos de Covid-19 foram notificados em Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a testagem de pacientes. Nesta segunda-feira (6), três equipes da Prefeitura visitaram 20 residências cada, para a coleta de material para ser examinado via testagem rápida ou através do RT-PCR, feito no Laboratório Central Municipal (Lacen).

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado hoje (6), o município registra 934 casos positivos, sendo 300 via RT-PCR e 634 via Teste Rápido. Outros 4.963 já foram descartados. A escolha pelo tipo de testagem compete aos profissionais da Vigilância Epidemiológica da SMS, que avaliam o quadro de síndrome gripal do paciente. As visitas para a coleta são todas previamente agendadas e feitas por agentes da Prefeitura, devidamente uniformizados e paramentados, em carro oficial e obedecendo às normas de higiene.

Segundo o farmacêutico da SMS, Pablo Maciel, a secretaria tem a capacidade de realizar em domicílio 60 testes RT-PCR e outros 60 Testes Rápidos por dia. “O paciente passa a ser monitorado somente a partir de sua entrada no sistema que pode ser feita através da unidade de saúde, unidade hospitalar ou pelo call center. A partir daí, o médico infectologista avalia, conforme os sintomas, se o paciente se enquadra nos requisitos para o RT-PCR, entre o terceiro e sétimo dia, quando é feita a coleta de secreção nasal. Para o Teste Rápido, cujo critério se estende entre o sétimo e décimo dia, é feita a coleta de uma amostra de sangue”, explica.

Além dos testes domiciliares, a Secretaria de Saúde tem feito busca ativa de pacientes para realizar testes rápidos em unidades de saúde e em drive thrus. Os pacientes já recuperados da síndrome gripal, mas que ainda constam no sistema de monitoramento, são convocados para a testagem e assim, a Secretaria consegue fechar o diagnóstico e atualizar os dados epidemiológicos do município.

A Prefeitura Municipal tem seguido com rigor as normas e recomendações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais para a garantia da segurança de sua população frente ao coronavírus. A testagem ampliada é uma das principais estratégias e  Conquista vem realizando quase três vezes mais testes do que a média nacional.

O resultado desse trabalho é percebido pelas taxas de contaminação e ocupação de leitos que permanecem controladas e, entre as cidades do Nordeste com mais de 200 mil habitantes, Conquista é a que apresenta a menor taxa de mortalidade por Covid-19.