Cleide Nágida: uma história de vida dedicada à arte e a educação

Há 25 anos, Cleide Nágida Oliveira Schmit é servidora da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, exercendo um trabalho voltado para a arte e a educação. Hoje, com 57 anos, Nágida lembra que seu gosto e sensibilidade para a arte começou ainda na infância: “a arte sempre esteve comigo, acho que está no ‘sangue’. Antes de ler, eu já desenhava. Minha família é de artistas”.

Na Prefeitura, Nágida trabalhou como professora por dois anos na Escola Municipal Iara Castro até a implantação do setor de artes – Serviço de Material de Ensino Aprendizagem (SMEA) – na Secretaria de Educação. Também acumulou experiência em direção escolar, exercendo a função de diretora de uma escola municipal localizada na Limeira.

Mas, o que torna o seu potencial artístico ainda mais reconhecido é o trabalho desempenhado no Desfile de 7 de Setembro – sob sua responsabilidade desde 1997. “As pessoas veem o 7 de Setembro e já veem a minha personalidade artística ali”, enfatiza Nágida, que é formada em Geografia e possui pós-graduação em Artes. “Eu trabalho com o que eu gosto, sempre trabalhei ligada à arte e encontro aqui liberdade para criar”, completou.

Novas descobertas artísticas – De uma família de quatro irmãos, viúva e com duas filhas, para Nágida até mesmo os momentos de descanso são voltados à arte. Quando não está trabalhando, está em casa se dedicando à pintura. “Quando pego uma tela não demoro mais de 24h para terminar. Tenho mania de comprar telas e deixa-las guardadas para pintar outro dia”.

Além dá pintura, Nágida está aprendendo a tocar piano. Ela tem o instrumento em casa, porém não sabia tocar. “Como estou perto de me aposentar resolvi apreender tocar. Era um sonho antigo”. Além deste sonho, ela pretende montar uma loja logo após sua aposentadoria da Prefeitura: “tenho muitos sonhos ainda. Estou viva e pretendo trabalhar muito ainda”.

Notícias Relacionadas

Administração
14/08
Recadastramento dos servidores municipais começa nesta quarta, 16
Administração
10/08
Prefeitura empossa servidores para Educação e Defesa Civil
Administração
03/08
Prefeitura realiza treinamento para recadastramento de servidores
Administração
01/08
Prefeitura realiza cerimônia de posse dos convocados da 39ª chamada do Concurso Público