Cidade Digital chega ao povoado de Lagoa de Justino

Há oito dias, no prédio da Prefeitura Municipal, o prefeito Guilherme Menezes discutia com os moradores do povoado de Lagoa de Justino sobre a implantação do Cidade Digital na localidade. Já na tarde da última sexta-feira, 31, foram os gestores municipais que se deslocaram até o povoado para anunciar a chegada do sinal da internet livre. O encontro aconteceu na Escola Municipal Humberto de Campos, onde foi instalado o ponto de acesso.

“Ressaltamos a importância de colocar a internet na escola para que a professora e os alunos façam suas pesquisas. As pessoas no povoado de Xavier, por exemplo, têm feito faculdade à distância. A internet tem uma série de facilidades”, discursou o prefeito Guilherme Menezes, acompanhado pelo secretário municipal de Educação, Valdemir Dias, entre outros membros do Governo Municipal.

O responsável pelo Núcleo de Tecnologia da Informação, Gilberto Veroneze, falou da satisfação da Administração em ver a tecnologia ser compartilhada. “O Governo tem essa preocupação em garantir que o acesso continue para além desta administração”, disse Veroneze, reforçando a ideia de que a comunidade participe deste processo de implantação como ocorreu com a comunidade de Xavier, que instalou a torre e a antena. Dessa forma, os equipamentos ficam sendo da comunidade e não da Prefeitura e essa atitude estimula o zelo dos moradores.

A professora da escola nucleada, Néia Cruz, já começou a utilizar o sinal que está em fase de teste. “É um avanço que vai beneficiar a todos: os alunos vão poder fazer suas pesquisas e nós vamos poder usar a tecnologia a favor da educação. Vamos tentar usar o máximo possível para transmitir as informações do mundo todo. O que eles não tinham acesso, agora, com a internet, vai ser possível”, disse a docente.

Cidade Digital – O projeto é uma iniciativa pioneira da Prefeitura Municipal que, desde 2011, permitiu a interligação dos órgãos públicos municipais, além disso possibilitou a chegada do sinal da internet livre em algumas localidades da zona rural. O projeto Cidade Digital foi implantado a partir de um investimento de R$ 1 milhão de recursos próprios do Município, que resultou na montagem de três torres de 35 metros de altura, conectando 141 pontos de acesso a partir de um núcleo central, localizado no prédio da Prefeitura, por meio da radiofrequência.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
24/09
Prefeitura Móvel oferece serviços para todas as idades
Gabinete Civil
24/09
Casa própria e Prefeitura Móvel: moradores recebem escrituras no Bruno Bacelar
Gabinete Civil
23/09
Governo Municipal terá novo secretário de Serviços Públicos
Gabinete Civil
20/09
Vitória da Conquista formaliza filiação à Amvagra