Cerimônia de encerramento do projeto Rumos acontece na quarta-feira, 3

Mais de 20 jovens receberão seus certificados e laudos profissionais a partir das 8h30, na Semtre

Após cinco meses de experiência, durante os quais participaram de encontros quinzenais com psicólogos e orientadores profissionais, 26 jovens do bairro Bruno Bacelar e de comunidades quilombolas de Vitória da Conquista vão receber os certificados por sua participação no projeto Rumos, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação da Juventude. A cerimônia de encerramento será na próxima quarta-feira, 3, às 8h30, na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico.

Junto com os certificados, os jovens terão em mãos um laudo com indicações sobre seus atributos profissionais. Com isso, eles terão mais chances de ser bem-sucedidos na busca pelo primeiro emprego. É esse, por sinal, o objetivo que sintetiza o projeto Rumos: facilitar a escolha de uma profissão e responder aos anseios dos jovens entre 15 e 29 anos, reduzindo o risco de frustração na área profissional.

Para reforçar ainda mais as chances de sucesso, os jovens foram apresentados a uma série de iniciativas mantidas no município na área de encaminhamento profissional, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Qualifica Conquista e o Sine Conquista. “São ferramentas que propiciam a qualificação e a oportunidade para o primeiro emprego”, registra o coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano.

Além de receber orientações profissionais, os jovens também foram auxiliados no que diz respeito à escolha acadêmica. A equipe da Coordenação da Juventude atestou que cerca de 90% dos participantes do projeto Rumos mostraram maior aptidão para as ciências humanas, com visível predominância das opções pelo curso de Direito. Todos eles já foram cadastrados no Sine Conquista. Caso surja alguma vaga de emprego, eles serão encaminhados para os processos de seleção.

‘Experiência motivadora’ – A próxima edição do projeto Rumos está prevista para começar em fevereiro de 2015. Desta vez, com jovens de outro bairro, que ainda será escolhido. Os cinco meses da primeira edição ampliaram as expectativas da Coordenação da Juventude para o próximo ano. “Foi uma experiência extremamente motivadora, uma vez que propiciou motivação para a juventude vulnerável acessar seus sonhos profissionais, seja através do ensino superior ou por meio do primeiro emprego”, observa Rudival. “Ações como essa mostram que o Governo Municipal tem se importado com a realidade do público jovem de Vitória da Conquista”.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14