Momento de lazer e descontração no “baba” do Centro Pop Adulto

Todas as quintas-feiras, pela manhã, o Ginásio de Esportes Raul Ferraz recebe os usuários do Serviço de Atendimento a População de Rua (Centro Pop Adulto) para prática esportiva na modalidade futebol de salão. A atividade é acompanhada pela equipe de Abordagem Social e dura aproximadamente uma hora, com partidas de 10 min cada.

Cada time conta com cinco jogadores que são escolhidos entre eles. Nesta quinta (24) formaram-se três equipes, mas já teve dia de terem seis equipes disputando, conta a gerente do serviço, Kadja Andrade. “Esta era uma atividade muito reivindicada pelos usuários, que foi suspensa e nós reativamos por entendermos a importância da prática de esporte como meio para mudança de vida e reintegração social”, comentou Kadja.

A equipe de abordagem é responsável pela organização do “baba”

Além de incentivar a prática esportiva a atividade também promove o lazer e integração entre os usuários. Para Neilton (30), que nesta manhã ganhou três partidas com a sua equipe, “o baba” do Centro Pop é ótimo: “isso aqui é nosso lazer, para nós que moramos na rua e não temos opção. Este momento aqui é muito bom e nos faz lembrar a nossa infância”, avalia Neilton.

Kadja conta que a atividade também é uma forma de aproximar os usuários do serviço, já que alguns só aparecem no dia do “baba”. “Essa é uma das atividades que o nosso serviço oferece, que acontece semanalmente, mas estamos abertos de segunda a sexta-feira com oferta de café da manhã, banho, atendimento com equipe multiprofissional, lanche da tarde entre outras atividades para as pessoas que estão em situação de rua em Vitória da Conquista”.

Para Emerson (25) esta é a melhor de atividade da semana. “O tempo bom que a gente passa é aqui. Tem amigos que a gente só encontra aqui. E isso aqui vai ficar melhor quando chegar o nosso uniforme”, conta Emerson. Já o craque da rodada, que fez dois gols nesta manhã, o artilheiro Luan (20) sonha um dia em ser jogador de futebol. “Eu estou sempre jogando com meus amigos, jogo todo dia, esse é melhor momento da semana”, ressaltou Luan.