Centro Integrado garante direitos e deveres de crianças e adolescentes

CadÚnico, Brinquedoteca e serviços de saúde fazem parte do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente

A partir da próxima segunda, 1º de junho, Vitória da Conquista contará com um equipamento inédito no Brasil, um lugar que reúne, em um só endereço, diversos serviços socioassistenciais voltados à proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. O novo espaço funcionará nas antigas instalações do Colégio Dirlene Mendonça.

Entre os serviços que serão oferecidos no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente está o Portal de Acolhida para os serviços de saúde, assistência social (CadÚnico) e educação (Brinquedoteca do Núcleo de Inclusão Pedagógica). Saiba como funciona cada um desses serviços:

CadÚnico Serviço coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que é utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal. Nesse espaço, serão realizadas as entrevistas para realização dos cadastros.

Serviços de saúde – A acolhida será realizada com a verificação da situação das crianças e adolescentes e, havendo necessidade, encaminhá-los para os serviços disponíveis na rede pública de saúde, como o CAAV, o Caps e o Caps AD.

Brinquedoteca do Núcleo de Inclusão Pedagógica – Um espaço lúdico para as crianças que estarão com seus pais no Centro Integrado. A ideia é humanizar o atendimento, com atendimento pedagógico e, caso necessário, fazer o encaminhamento para que seja efetuada a matrícula na Rede Municipal de Ensino.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
19/09
Conquista sedia capacitação regional sobre o CadÚnico
Desenvolvimento Social
18/09
Oficina discute acolhimento de Crianças e Adolescentes
Desenvolvimento Social
18/09
Bolsa Família Móvel chega à comunidade de Oiteiro
Desenvolvimento Social
18/09
Cras Pedrinhas promove oficina “Tecendo Histórias”