Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza mais de 600 atendimentos

Esse expressivo número foi alcançado em quatro meses de funcionamento

O dia 1° de junho de 2015 se tornou histórico para Vitória da Conquista. Isso porque foi o dia em que a Administração Municipal entregou à comunidade o primeiro Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente a ser implantado no Brasil. Com isso, foi cumprida integralmente um das determinações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente: a de reunir, num só lugar, todos os serviços socioassistenciais, conselhos e órgãos jurídicos ligados ao público infantojuvenil.

Por essa razão, no novo equipamento público, o cidadão pode ter acesso aos seguintes órgãos: a Vara da Infância e da Juventude, o cartório para atendimento à Vara, a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, o Núcleo da Defensoria Pública, o Creas, os programas Família Acolhedora e Novo Olhar, os Conselhos Tutelares (Leste e Rural), os conselhos municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente, e o Portal de Acolhida de serviços de saúde, educação (brinquedoteca do Núcleo de Inclusão Pedagógica da Rede Municipal de Educação) e assistência social (CadÚnico).

Em quatro meses de pleno funcionamento, o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente tem cumprido com seu objetivo. Somente nos serviços ligados à Prefeitura, foram registrados 690 atendimentos. Já na Vara da Infância e da Juventude, por exemplo, os processos cadastrados – que incluem adoção, autorização judicial, processos relativos à apuração de ato infracional, guarda, entre outros – já somam mais de 200. Além desse número, a Unidade Judiciária realizou, em três meses, com expedição dos respectivos termos, 199 audiências.

Onde fica?
Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente – Rua 10 de Novembro, nº 790, Centro (antigo Colégio Estadual Dirlene Mendonça).

Telefones para atendimento:
Conselho Tutelar Leste – (77) 3425-7376
Conselho Tutelar Rural – (77) 3422-5928
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) – (77) 3421-9785
Conselho Municipal da Assistência Social – (77) 3425-3397
Vara da Infância e da Juventude – (77) 3421-6820
Programa Novo Olhar – (77) 3422-5725
Programa Família Acolhedora – (77) 3425- 5667

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
14/12
Vitória da Conquista participa de capacitação do Selo Unicef
Desenvolvimento Social
14/12
Concerto de Natal reúne Neojiba e corais do Ifba
Desenvolvimento Social
13/12
Bolsa Família Móvel atende em Lagoa das Flores
Desenvolvimento Social
12/12
Baile de fim de ano reúne integrantes do programa Vivendo a Terceira Idade e do CRAS