Centro de Artes e Esportes Unificados recebe visita de coordenadora do Proler

O Centro de Artes e Esportes Unificados de Vitória da Conquista (CEUs) que será, em breve, entregue pela Prefeitura de Vitória da Conquista à comunidade, fortalecerá ainda mais as políticas públicas desenvolvidas pelo Município nas áreas de cultura, esporte e lazer. O espaço foi erguido na Praça Virgílio Figueira, no bairro Alto Maron, em uma área de 3 mil m² e conta com quadra coberta, pista de skate, biblioteca, telecentro, cineteatro, bicicletário e um Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

O CEUs, que faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e teve investimento superior a R$ 2 milhões, será gerido pela Unidade Gestora Local (UGL), formada por representantes do bairro e da Administração Municipal. A biblioteca ficará sob a responsabilidade do Projeto de Incentivo à Leitura e Escrita (Proler/Uesb), que é parceiro da Prefeitura. Nessa quarta-feira, 8, o prefeito Guilherme Menezes esteve no local para apresentar o espaço à coordenadora do Proler, professora Heleusa Câmara.

Depois que conheceu a estrutura, a coordenadora do Proler declarou: “Estou encantada. O Proler tem o dever de colaborar nesse espaço no que for solicitado já que estamos há 23 anos com esse programa cultural e educacional incentivando a leitura no município”.

Heleusa Câmara lembrou que o loteamento onde está o Centro foi planejado por seu pai – o médico Ubaldino Gusmão Figueira –, seu marido – o engenheiro Almir Câmara – e pelo seu primo Elomar Figueira. As terras eram do seu pai que, em 1963, dividiu a área em lotes e batizou o loteamento de Virgílio Figueira (nome do avô paterno de Heleusa), que foi contador da Prefeitura Municipal no mandato do médico Régis Pacheco. “Como meu pai ficaria maravilhado se ele soubesse que um dia uma dessas praças teria uma construção tão especial como essa, 50 anos depois. Espero que a comunidade adote e cuide bem dela para que todos possam usufruir desse espaço que tem toda essa soma de possibilidades”, comentou a professora.

Para o prefeito, a participação do Proler na gestão do espaço será exitosa. “A professora Heleusa está empenhada em ajudar o Governo Municipal a arrumar e administrar essa biblioteca com o grande conhecimento que ela tem como escritora e memorialista”, afirmou o gestor.

Também participaram da visita o chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo; o secretário de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann; o secretário de Cultura, Nagib Barroso; entre outros membros do Governo Municipal.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
15/12
Arte e Educação: Prefeitura Móvel oferece atividades pedagógicas para as crianças do bairro Urbis VI
Gabinete Civil
15/12
Prefeitura Móvel leva a Administração Municipal à região da Urbis VI
Gabinete Civil
14/12
Prefeitura realiza confraternização com educandos atendidos pelos Cras
Gabinete Civil
13/12
Decoração natalina da Tancredo Neves encanta conquistenses e visitantes