Caravana da Justiça Social lança programas em Vitória da Conquista

A Caravana da Justiça Social está chegando a Vitória da Conquista para lançar importantes projetos no município. A partir de agora, a população local irá contar com o Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária (NUDH) e os programas Corra para o Abraço e Neojiba. As ações são da  Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e integram a política de prevenção social do Pacto pela Vida.

Os projetos serão apresentados à população nesta quinta-feira, 30, às 14 horas, no auditório do Cemae. Estarão presentes na cerimônia o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, o prefeito Guilherme Menezes e outras autoridades locais.

Corra para o Abraço – Por meio de ações multidisciplinares, o programa pretende ampliar a abordagem e a prevenção ao uso de drogas junto a crianças e adolescentes em situação de rua. Ele contará com uma equipe volante atuando em áreas urbanas com maior incidência de uso de substâncias psicoativas. A ideia é utilizar a arte e a educação para reduzir riscos e danos e promover o acesso dos usuários às políticas públicas nas áreas de assistência social, educação, saúde, direitos humanos, cultura e qualificação profissional.

NUDH – Mediação de conflitos, orientação jurídica e encaminhamento dos casos de vulnerabilidade e violação à rede de proteção e promoção social são algumas das tarefas do Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária. O órgão contará com uma equipe formada por advogados, assistentes sociais e psicólogos, que direcionará a população, por exemplo, em casos que envolvam direitos previdenciários, assistenciais e laborais. Executado em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o Núcleo funcionará no Centro Social Urbano (CSU), localizado na Av. Deraldo Menezes, Rua A, nº 1.383, Urbis II.

Neojiba – Crianças e adolescentes de 5 a 18 anos terão acesso a iniciação musical e a aulas de instrumento de cordas, para a formação de uma orquestra de cordas em Vitória da Conquista. O objetivo do programa é promover a integração social por meio da prática coletiva da música. O núcleo do programa Neojiba vai funcionar no programa Conquista Criança, disponibilizando 140 vagas para os jovens – sendo 80 para a orquestra de cordas e 60 para a iniciação musical.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
20/10
Escola Maria Leal promove 1º Seminário da Família em Capinal
Gabinete Civil
20/10
Deserg recupera máquinas para dinamizar obras na cidade e no campo
Gabinete Civil
20/10
Outubro Rosa mobiliza servidoras da Secretaria de Serviços Públicos
Gabinete Civil
18/10
Prefeitura dá ultimato à Viação Vitória