Caps IA realiza “Dia A” para conscientização sobre o autismo

IMG_6151-ed
Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste 2 de abril (sábado), o Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente (Caps IA) realizou neste 1º de abril o “Dia A”. O evento, que reuniu pacientes autistas e seus familiares, teve como objetivos confraternizar e orientar quanto aos cuidados que os pais e responsáveis devem ter com seus filhos autistas.

Ainda durante o evento, os palhacinhos do Grupo Curarte brincaram com as crianças, enquanto os familiares assistiam a uma palestra sobre o tema. Atualmente, o serviço conta com aproximadamente 70 pacientes menores de 18 anos. Eles são acompanhados por terapeuta ocupacional, psicólogo, psicopedagogo, médicos especialistas e arteterapeuta.

“Para identificar o autismo, os pais devem estar atentos a dificuldades de comunicação e socialização. Se, em comparação com outros filhos ou outras crianças, for percebida alguma situação diferente, os pais devem procurar uma unidade de saúde ou Caps IA”, lembra a terapeuta ocupacional Mariana Guedes de Carvalho.

Isso porque quanto antes a criança for diagnosticada maior será a possibilidade da criança se desenvolver sem grandes comprometimentos. “Muitas vezes, os pais só percebem o problema quando os filhos já estão na escola. O ideal é que o diagnóstico seja feito até 3 anos de idade”, explicou Mariana.

A servidora municipal Soraya Oliveira Martins é mãe dos gêmeos João Guilherme e Artur Augusto, 9. Eles, que são autistas e hiperativos, são acompanhados pela equipe do Caps IA desde 2012. Ela lembrou a importância dos filhos serem acompanhados pelo serviço e de participar, ao lado do marido, do grupo de pais. “Às vezes, a gente acha que está ‘sozinho no mundo’ e, no grupo, descobrimos que tem outras pessoas na mesma situação. Chego ao grupo sempre com um ‘peso’ nas costas e saio bem melhor, mais aliviada e otimista”, avaliou Soraya.

A programação segue até esse sábado, 2.

IMG_6184-ed

Notícias Relacionadas

Meio Ambiente
22/03
Prefeitura alerta sobre impactos resultantes de ocupações em áreas de preservação ambiental
Meio Ambiente
22/03
Dia Mundial da Água: Secretaria do Meio Ambiente promove atividades no Lar Santa Catarina de Sena
Notícias
22/03
Iniciativa do Sírio Libanês traz cursos de especialização para Vitoria da Conquista
Notícias
22/03
Fundação de Saúde amplia licença maternidade para 180 dias