Na semana em que o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi lembrado, 29 de agosto, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (Caps AD III) promoveu uma ação educativa para os usuários do serviço. A equipe da unidade, com a farmacêutica Neuza Fagundes, estagiários e preceptores do curso de Farmácia da Fainor, realizou uma palestra sobre o tema e a importância do combate ao tabagismo.

Na oportunidade, foi destacada a adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico, bem como os prejuízos do abandono da terapia, das chamadas interações medicamentosas (especialmente, álcool e medicamentos) e a importância do farmacêutico, no contexto da equipe multidisciplinar, para auxílio no cuidado a saúde.

O trabalho realizado pelo Caps AD III utiliza a abordagem multiprofissional se adequando às necessidades de cada paciente. Desta forma, segundo a enfermeira do serviço, Milena Rebouças, é possível determinar quando é preciso atendimento psicológico, nutricional ou médico, por exemplo.

“Atualmente, existem 102 pessoas com dependência do fumo sendo acompanhadas no Caps AD III. Além da ajuda do grupo, estes usuários também contam com apoio medicamentoso e atendimento multiprofissional”, informou Milena.

Caso o cidadão precise do cuidado e atenção integral do Caps AD III, ele funciona na Avenida João Pessoa, nº 222 (esquina com a Rua Elpídio Flores), no Centro da cidade. O telefone para contato é o (77) 3422-8131.