Evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal

Sexta-feira (31) foi de aprendizado para os cerca de 180 profissionais de segurança que atuam na guarda do patrimônio público, relacionado à pasta de Educação dentro das unidades de ensino. Eles estiveram reunidos no plenário da Câmara Municipal para participar do 1º Capacita Smed, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Gestão de Pessoas.

Na programação, palestras sobre temas relacionados ao universo de trabalho desses profissionais, como “A importância da disciplina no âmbito das escolas públicas municipais e seus desafios”, o “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)” e “O papel da Ronda Escolar nas unidades de ensino”. Entre os palestrantes*, esteve o comandante da Guarda Civil Municipal, tenente-coronel Antônio Braga e o major Edmário Araújo, da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Secretário da pasta, Esmeraldino Correia, destacou importância dos agentes para a Educação

De acordo com o secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, a capacitação foi uma forma de demonstrar a importância desses profissionais para a gestão. “Vocês têm um papel fundamental para alcançarmos o propósito de educar os nossos alunos. E, por vezes, podem não perceber isso. São vocês quem primeiro acolhem, recebem essas crianças no ambiente escolar. Vocês fazem parte do conjunto que faz a educação brilhar e contamos com vocês para que sempre deem o seu melhor e juntos obtermos resultados de sucesso na educação pública municipal”, reforçou.

Há cinco anos servindo como agente de segurança patrimonial, Welisson Lima, que atua na Escola Municipal Lycia Pedral, aprovou a capacitação e já espera por outras ações semelhantes. “Esse momento de qualificação foi de extrema importância. As informações aqui passadas vão nos ajudar em qualquer situação que possamos passar em nosso posto de trabalho. Espero que tenha sempre esses cursos para nos qualificarmos ainda mais”, destacou.

Agente há 5 anos, Welisson destacou a importância da atividade

Segundo o coordenador de Gestão de Pessoas, Alisson Sá, “a Rede Municipal é muito dinâmica e diante desse novo contexto que estamos vivendo na Educação, verificamos a necessidade de atualização dos servidores em todas as áreas, não só da vigilância, para tornarmos o trabalho cada vez mais eficaz e para fortalecer os vínculos entre eles”, comentou.

*Também palestraram as procuradoras da Smed, Dra. Marilucia Gama e Dra. Maria Viana, a psicóloga da Prefeitura, Thaís Teixeira, e a subtenente Ivaneide de Jesus. O evento foi prestigiado pelo secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo e por gestores escolares.