Máquinas preparam ruas do Morada Real para receber asfalto

Vitória da Conquista se transformou em um verdadeiro canteiro de obras. Em ações coordenadas de secretarias, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realiza, ao longo do ano de 2018, importantes obras em diversos bairros da cidade, tanto na zona urbana como também na zona rural. Elas vão desde a pavimentação e revitalização de bairros, vias e praças, às intervenções em avenidas da cidade, numa ação conjunta do Gabinete Civil com as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob) e Meio Ambiente (Semma), executadas pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc).

A Secretaria Municipal de Infrastrutura (Seinfra) é a responsável pela parte técnica dos projetos. É quem viabiliza, fiscaliza e acompanha, tanto obras da construção civil, como as feitas pelo poder público municipal. O secretário da pasta, José Antônio de Jesus Vieira, fala que a participação da Seinfra é determinante em relação à execução dos projetos municipais: “Temos setores que trabalham com a execução, as especificações técnicas, orçamentos, termos de referência, contratação de serviços, além do acompanhamento e fiscalização das obras após seu término”.

Para ele, as secretarias devem agir de maneira autônoma em seus trabalhos, porém irão convergir durante todo o processo de obras. “Cada uma das secretarias envolvidas nas ações da prefeitura possuem equipes técnicas capacitadas e que cumprem o papel legal a que lhes é devido”.

Obras para ampliação da Paraná já começaram

Ampliação da Avenida Paraná e Implantação da Praça Norberto Aurich – José Antônio enumera ações feitas no atual momento, como as obras do Ceasa e as Avenidas Paraná e Santa Catarina, creditando-as também à Semob e a Emurc. “Hoje, ações feitas na cidade, como as obras do Pac, estão sendo tocadas pela Emurc. Entre importantes obras podemos enumerar a reforma do Ceasa, onde já fizemos algumas alterações como o fechamento das valetas e o serviço de drenagem”, conta. “Outra alteração que está sendo feita é a da Av. Paraná e a Santa Catarina que liga o aeroporto à Av. Integração. No local ainda será construída a praça Norberto Aurich com um belo projeto urbanístico”.

Obras no Bairro Morada Real – Outra obra importante tem mudado o aspecto do bairro Morada Real, na Zona Sul da cidade. Segundo o prefeito, Herzem Gusmão, são mais de dez ruas asfaltadas, com colocação de sarjeta e meio fio. “Uma obra de grande relevância para os moradores daquela localidade. Além disso, daremos prosseguimento às obras do Coveima e também do Vila América, com drenagem e pavimentação que impactarão não apenas esses bairros, mas também em seu entorno. Estamos cuidando de toda a cidade e avançando com as obras”, completa o prefeito.

Homens trabalham na colocação de sarjeta e meio fio

Cruzamento entre as Avenidas Brasil e Jorge Teixeira – Na última semana, foi iniciada uma obra que mudará de forma definitiva o tráfego no cruzamento entre a Avenida Brasil com a Avenida Jorge Teixeira.

O trecho, próximo ao parque de exposições Teopompo de Almeida, possui um fluxo intenso de veículos e por se tratar do encontro entre duas avenidas movimentadas da cidade, tem acarretado em um grande número de acidentes no local.  “O aumento do fluxo de trânsito nas avenidas fez elevar, também, o número de acidentes. Para minimiza-los, serão proibidas conversões à esquerda. Para isso, será feito um alinhamento do meio fio a fim de evitar a manobra”, esclarece o secretário da Semob, Ivan Cordeiro. Ele acrescenta: “a ação serve para dar mais fluidez ao trânsito e garantir maior segurança”.

Alinhamento do meio fio é feito no cruzamento