Equipe Acessuas Trabalho realizou sala de espera com o tema Outubro Rosa para usuários do serviço

Com objetivo de alertar a mulheres que frequentam os programas Bolsa Família e Cadastro Único (CadÚnico) para a prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da coordenação do serviço, realizou uma ação nesta terça-feira (23).

“Hoje nós utilizamos a sala de espera do Bolsa Família para conversar com as mulheres para prevenção ao câncer de mama neste mês que é dedicado ao tema, para isso convidamos também a equipe da Secretaria de Saúde que participou oferecendo palestras. E no próximo mês faremos está mesma ação dedicada a prevenção do câncer de próstata”, comentou o psicólogo da equipe da Acessuas do Trabalho, Lucimauro Palles.

Uma das formas de prevenção ao câncer de mama é a prática de atividades físicas aliadas a uma boa alimentação, foi o que informou o educador físico do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Aparecido Jorge Martins, durante sua palestra e atividade de alongamento que foi acompanhada pelos usuários do serviço.

Usuárias aprenderam alguns alongamentos que podem ser feito em casa com o educador físico Jorge

Além das palestras e exibição de filme, também foi disponibilizada uma sala para às mulheres aprenderem a fazer o autoexame das mamas com a técnica de enfermagem, Heloise Neres. Após a consulta, a usuária do serviço, Mariana Carvalho Nascimento (30), falou da importância da prevenção e lembrou-se de uma amiga que descobriu recentemente que está com câncer de mama. “Para mim esta ação é muito importante pra gente se informar e também aprender a cuidar do nosso corpo”, ressaltou Mariana.

A técnica de enfermagem Heloise explicou para Mariana como fazer o autoexame das mamas