O Centro de Atenção e Apoio a Vida (CAAV), através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a Campanha de Combate às Hepatites Virais. Aproveitando a iniciativa, o CAAV deu início à Semana Municipal de Combate às Hepatites Virais, que vai até sexta-feira, 28, dia em que se comemora o Dia Mundial da Luta Contra estas doenças. As ações fazem parte da campanha do Ministério da Saúde que informa sobre as formas de contágio, medidas de prevenção e tratamento da doença.

Todas as unidades de saúde do município estiveram envolvidas na campanha com a distribuição de material educativo e informações sobre as Hepatites, prevenção, como detectar e como tratar a doença. “Durante esta semana, a ação está sendo feita em um estande montado na porta do CAAV”, informou a coordenadora do Centro, Riviane Santana. “O público visitante poderá realizar a testagem rápida para hepatites B e C”, completou.

Quem quiser fazer o teste gratuitamente pode procurar o estande no CAAV, que fica na Praça João Gonçalves, s/n, no Centro de Vitória da Conquista, próximo à Prefeitura. Além da testagem, os profissionais estão realizando também a distribuição do material informativo da campanha.

Sobre as Hepatites Virais – As Hepatites Virais, classificadas como A, B, C, D e E, são transmitidas sexualmente ou através de contato com sangue contaminado. Atacam o fígado e podem levar à cirrose e ao câncer. A prevenção é feita através das três doses da vacina contra a Hepatite B, do uso de camisinha no ato sexual e do não compartilhamento de itens pessoais, como alicates de unha, laminas de barbear e escovas de dentes. Quem for fazer tatuagens deve exigir que o material usado seja descartável.

As mulheres grávidas podem fazer o teste para detectar a doença e também receber as três doses da vacina. Caso seja detectada a Hepatite, existe tratamento e prevenção para que o vírus não seja transmitido para o bebê. Todo tratamento é oferecido gratuitamente através do SUS.