Durante todo o mês de Julho, o Centro de Atenção e Apoio a Vida (CAAV), através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a Campanha de Combate às Hepatites Virais. A campanha vai até o fim do mês e, de 24 a 28 de Julho, será realizada a Semana Municipal de Combate às Hepatites Virais.

A programação faz parte da campanha do Ministério da Saúde que acontece todos os anos e que tem como objetivo alertar a população quanto à doença, as formas de contágio, medidas de prevenção e tratamento. Na programação, estão ações como divulgação das vacinas contra da Hepatite A e B, atividades de educação em saúde sobre as hepatites para profissionais de saúde, salões de beleza, barbearias, tatuadores e escolas profissionalizantes de beleza. Uma blitz educativa também vai mobilizar a população sobre o assunto, além de uma “Balada Noturna” voltada para os profissionais do sexo com visitas às casas noturnas e ao trecho urbano da BR 116, além da realização de testagem rápida para hepatites B e C no stand instalado na entrada do CAAV.

O mês de Julho é dedicado à campanha porque o dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A data foi instituída em 2010 pela Organização Mundial de Saúde e, desde então, Vitória da Conquista participa da promoção das ações de prevenção, controle e enfrentamento da doença. Uma oportunidade de realizar a conscientização, a educação e melhorar a compreensão da hepatite viral como sério problema de saúde mundial.

Sobre a hepatite e o tratamento Hepatites Virais são processos infecciosos (causados por vírus) e que podem comprometer em diversos graus a capacidade de funcionamento do fígado. São conhecidos na atualidade cinco tipos de hepatites virais, classificadas como tipos A, B, C, D e E. As mais frequentes em nossa população são as hepatites virais do tipo A e B, embora a hepatite do tipo C registre grande numero de ocorrências, preocupando as autoridades médicas devido às suas consequências. Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, milhões de pessoas só percebem que têm algum tipo de hepatite quando ela começa a se manifestar de forma mais grave, como uma cirrose ou câncer de fígado.

Em Vitória da Conquista, o CAAV realiza gratuitamente o teste para diagnóstico da doença, além de disponibilizar tratamento para os tipos B e C. Os usuários do serviço são orientados e acompanhados por um grupo completo de profissionais: técnico de enfermagem, enfermeiro, médico hepatologista, psicólogo, odontólogo e equipe da farmácia. O CAAV fica localizado na Praça João Gonçalves, s/n, no Centro da Cidade. Quem quiser mais informações pode entrar em contato através dos telefones (77) 3429-7250 ou (77) 3429-7251.