Equipe do Caav palestra e distribui material informativo, bem como preservativo

O Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) transformou o Dia dos Namorados – celebrado nesta terça-feira (12)  em uma semana inteira de ações de conscientização sobre cuidados e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites virais. A equipe do Centro está visitando diversas empresas e instituições da cidade para palestrar sobre o assunto e distribuir material informativo e preservativos.

Ligado à Secretaria Municipal de Saúde, o Caav é responsável por promover a prevenção, o diagnóstico e tratamento das principais doenças transmitidas através do ato sexual e, também, por estimular a prática sexual segura. A ação tem sido muito bem recebida por onde passa, com uma abordagem ao mesmo tempo séria e lúdica.

A coordenadora do serviço, Riviane Santana, ressaltou a importância de se realizar esse tipo de atividade e incentivar cuidados simples. “O preservativo, tanto o masculino quanto o feminino, continua sendo o método mais seguro e eficaz para se proteger contra a Aids, sífilis, hepatites virais e outras IST. É um cuidado simples, que está facilmente ao alcance de todos, e que pode salvar vidas”, enfatizou.

As visitas às empresas e instituições em comemoração do Dia dos Namorados vão até a próxima sexta-feira (15), mas as ações de prevenção voltadas ao uso do preservativo seguem durante todo mês de junho. No município de Vitória da Conquista, em todas as unidades de saúde e no próprio Caav – localizado na Praça João Gonçalves, s/n, Centro –,  são distribuídos, gratuitamente, os preservativos e o gel lubrificante.

Ações estão sendo realizadas em empresas da cidade, envolvendo atividades lúdicas