Banco de Leite recebe certificado de excelência por quarto ano consecutivo

leite

Por mais um ano consecutivo, o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos recebeu certificação de “Excelência em Bancos de Leite Humano”, emitido pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, em parceria com o Ministério da Saúde. A avaliação possui três categorias: bronze, prata e ouro. Desde que foi implantado, em 2013, a certificação confere título Ouro ao banco conquistense, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC).

Este desempenho é resultado da nota máxima obtida em todos os critérios da análise. São eles: controle de qualidade do leite pasteurizado; quadro de funcionários; equipamentos existentes no serviço; manutenção dos dados mensais de produção; relatório de produção e cursos em serviço. O objetivo é avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos bancos de leite humano do Brasil.

O Banco de Leite Humano foi implantado pela Prefeitura Municipal em 2004, visando captar leite materno e incentivar a amamentação. Desde 2012, o órgão é o maior captador de leite humano da Bahia, segundo informações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Somente neste ano, até o mês de novembro, foram captados mais de 1.045 litros de leite, graças ao apoio de 882 mães doadoras. Com esse trabalho, foi possível beneficiar 383 crianças.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
25/04
Prefeitura lança Campeonato de Futebol Feminino da Zona Rural
Infraestrutura Urbana
24/04
Prefeitura realiza operação tapa-buraco na avenida Amazonas
Gabinete Civil
24/04
Em Brasília, prefeito participa de evento sobre sustentabilidade urbana
Gabinete Civil
24/04
Vitória da Conquista ganha serviço de alta complexidade em Oncologia pelo SUS