Banco de Leite Humano promove atividades durante a Semana Mundial da Amamentação

O aleitamento materno é fundamental para os bebês, principalmente, nos primeiros seis meses de vida. Trata-se de um alimento completo porque contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas. Para que o maior número de mulheres tenha consciência dessa importância, todos os anos, desde 1993, a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) promove a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), que envolve cerca de 120 países.

A semana acontece entre os dias 1° e 7 de agosto e trabalha temas definidos pela WABA. Este ano, o tema proposto é “Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos”. Em Vitória da Conquista, durante esse período, serão desenvolvidas diversas atividades direcionadas especialmente para as mamães e futuras mamães. A iniciativa é do Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde da cidade.

Na programação, estão as visitas de rotina às enfermarias do Esaú Matos, informando e orientando as mulheres que estão em trabalho de parto ou que acabaram de dar à luz sobre a importância e os cuidados ao amamentar. Além disso, a fisioterapeuta laboral do hospital real realizará atividades de relaxamento com essas pacientes. Outras maternidades do município que atendem pelo SUS também serão contempladas pelas visitas.

Para as doadoras de leite, parceiras do BLH, será oferecido “Um Dia de Estrela” – com cuidados de beleza, maquiagem, unhas decoradas, penteados, e um ensaio fotográfico das mães com seus bebês. A iniciativa conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Prefeitura. Já os bebês nascidos entre os dias 1° e 7 de agosto de 2015 ganharão uma camiseta com frase de incentivo ao aleitamento materno.

‘Parceria que dá certo’ – Desde 2011, segundo dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite, o Banco de Leito Humano do Hospital Esaú Matos é o que mais coleta e distribui leite em toda a Bahia. Para se ter uma ideia, em 2015, até junho, já foram coletados 542 litros de leite materno doados por 415 mães. Dessa quantidade, 423 litros já foram distribuídos para 258 recém-nascidos internados no bloco da UTI Neonatal da instituição.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14