Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos mantém padrão ouro

fundacao-esau_matos (8)

Pela terceira vez consecutiva, equipamento administrado pela Fundação de Saúde recebe este certificado

Pela terceira vez consecutiva, o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos recebeu o certificado ouro do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz. Tal avaliação diz respeito à qualidade no atendimento prestado pelo serviço em 2015.

“Este é um programa que avalia a qualidade da coleta, armazenamento, pasteurização e distribuição, dos equipamentos, da equipe e das capacitações dos profissionais que atuam no Banco de Leite”, explicou a coordenadora do serviço, Adriana Vasconcelos.

“Ser considerado padrão ouro é a garantia de que todos os esforços da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, responsável por administrar o equipamento – implantado pela Prefeitura em 2004 –, estão valendo a pena”, concluiu a coordenadora.

Maior captação – Além de receber o certificado ouro, em 2015, o Banco de Leite Humano do Esaú foi o que mais coletou leite na Bahia. Foram 1.118,1 litros dos quais, após a pasteurização, foram distribuídos 911,4 litros, beneficiando 455 bebês internados na UTI Neonatal do hospital.

Uma das beneficiadas foi Isadora Guerreiro, filha de Vaneusa Pereira, 36, natural de Itapetinga. Isadora nasceu de uma gestação de seis meses e pesando 725g. “Só tenho a agradecer: a Deus, a equipe da UTI e as mães doadoras de leite materno – graças a elas, minha filha tem se alimentado e está se desenvolvendo bem”, comemorou.

Colabore! – Os interessados em cooperar com o Banco de Leite Humano podem doar frascos de vidro com tampa de plástico para o serviço. Já as mães que estão amamentando podem doar o leite excedente para a unidade.

O Banco de Leite Humano funciona no Hospital Municipal Esaú Matos, localizado na Av. Macaúbas, nº 100, bairro Kadija. Mais informações, pelo telefone (77) 3420-6237.

Notícias Relacionadas

Administração
17/11
Ciclo de Capacitação qualifica gestores municipais
Educação
17/11
Escola Iza Medeiros promove projeto Conquista de Todas as Etnias
Gabinete Civil
17/11
Governo Municipal promete acompanhar demandas de movimentos rurais
Notícias
17/11
Município incentiva empreendedorismo com ideias inovadoras e colaborativas