Banco de Leite do Esaú continua em primeiro lugar na captação e distribuição de leite humano da Bahia

Este é o quarto ano consecutivo em que o Banco de Leite alcança essa marca

O Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), conquistou em 2014 – pelo quarto ano consecutivo – o primeiro lugar, na Bahia, em captação e distribuição de leite humano, graças às 843 doadoras do serviço. O dado foi constatado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH).

“Esse momento é de agradecimento as doadoras, a Fundação – que nos possibilita coletar o leite na casa da doadora –, e a equipe – que, diariamente, orienta e incentiva as mães aqui no hospital”, salientou a coordenadora do Banco de Leite, Adriana Vasconcelos. Em 2014, foram coletados um total de 1.114,650 litros de leite. Destes, após a pasteurização, 928 litros foram distribuídos e beneficiaram  539 crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Esaú Matos.

A doadora Paula Gusmão, mãe de Alice (4 meses), conta que foi durante a gravidez que decidiu que, se tivesse condições, seria doadora. “Sempre tive certeza da importância da amamentação para o estabelecimento do vínculo afetivo e para saúde do bebê”, contou Paula. Ela, que é estudante do 8º semestre de Psicologia, comentou ainda sobre alguns tabus relacionados à doação.

“Um dos problemas que existem ainda hoje é a falta de informação. Falaram para mim que meu leite secaria, que faltaria leite para minha filha. Pelo contrário, minha filha saudável é o melhor exemplo”, esclareceu Paula. Sua filha nasceu com 2,810 kg e 49 cm. Hoje, com 4 meses e tendo a amamentação como alimentação exclusiva, Alice está com 7,515 kg e 64 cm.

Como colaborar com o Banco de Leite –  Os interessados em cooperar com o Banco de Leite Humano – implantado pelo Governo Municipal, em 2004 – podem doar frascos de vidros com tampa de plástico, e as mães que estão amamentando podem doar seu leite excedente para a unidade, que fica localizada no Hospital Municipal Esaú Matos.

Mais informações, podem ser obtidas pelo telefone (77) 3420–6237.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14