Baianas abrem o Carnaval Conquista Cultural com tradicional lavagem do beco

Está oficialmente aberto o carnaval de Vitória da Conquista. Na manhã de hoje, 25, baianas começaram a se reunir no largo em frente ao Tiro de Guerra para saírem em cortejo até  a Praça da Bandeira, no centro da cidade, levando uma mensagem de paz para os dias da folia de momo.

A Lavagem do Beco é uma tradição dos antigos carnavais da cidade que foi resgatada pela programação do Carnaval Conquista Cultura, que devolveu às ruas o carnaval em família, com espaço para crianças e idosos, fantasiados ou não, dançarem ao som das antigas marchinhas, frevos e axés.

Entre as baianas, estava dona Ana Neres, que participa desde a primeira edição, realizada em 2012. “É maravilhoso. É o momento que a gente tem pra mostrar a nossa alegria, a nossa satisfação, de mostrar que nós existimos e que fazemos parte da festa”, comemorou, mostrando os netos que também integravam o cortejo.

Para a secretária municipal de Cultura, Tina Rocha, essa mistura é retrato do nosso país. “Nada melhor do que as baianas para abrir o carnaval, é uma assinatura. Isso prova o quanto a gente tem a raça negra na formação da nossa cultura. Se não tiver uma abertura de carnaval com a presença das baianas, fica faltando alguma coisa”, afirmou.

“Começar a festa assim é bom demais. Uma verdadeira mistura cultural”, definiu o senhor Arnaldo Oliveira, que saiu de casa para ver o cortejo e até ensaiou alguns passos ao ouvir os atabaques e os cantos das baianas. Ele garantiu que não vai perder um dia da festa!

SC2_7525

O Carnaval Conquista Cultural tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Confira a programação completa aqui.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
25/04
Prefeitura lança Campeonato de Futebol Feminino da Zona Rural
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
23/04
A Voz do Muro: Grafitagem homenageia J. Murilo
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
21/04
Equipe da Secretaria de Cultura se reúne para apresentar trabalho realizado pelo Conservatório
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
20/04
Memorial Régis Pacheco sedia lançamento de livro na área de Letramento e Discurso