Atuação do Programa “Crack, é possível vencer” será reforçada com o Caps AD III

Equipamento será entregue na próxima quinta-feira, 16, às 16h, bem como a Unidade de Acolhimento Adulto que também integra o programa

Desde 2013, Vitória da Conquista integra o programa “Crack, é possível vencer”, que foi criado pelo Governo Federal com a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack e seus familiares. No município, o programa atua em três eixos (cuidado, prevenção e autoridade) e reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos.

Por conta da atenção dada ao tema, Vitória da Conquista tornou-se referência na garantia de serviços voltados para a prevenção e tratamento da dependência química. Por isso, o município contará com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) que funcionará 24 horas e da Unidade de Acolhimento Adulto, a serem entregues na próxima quinta-feira, 16, às 16h, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. A solenidade ocorrerá na Av. Espanha, nº 606, Candeias.

Sobre os equipamentos – O Caps AD III, além de oferecer atendimento à população usuária de álcool, crack e outras drogas, vai realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social por meio do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Além disso, atenderá os usuários em seus momentos de crises, oferecendo acolhimento noturno, com uma estrutura de 12 leitos e suporte de equipe de saúde 24h, incluindo feriados.

Para os pacientes que necessitam de acolhimento prolongado, o Caps contará com o suporte de uma Unidade de Acolhimento composta por 15 leitos, onde cada paciente deverá ficar por no máximo seis meses.

As duas novas estruturas estão preparadas para receberem homens e mulheres adultos e, eventualmente, adolescentes dentro das normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14