Atrações regionais mantêm a qualidade do espetáculo na quarta noite do Forró Pé de Serra do Piripiri

Revezaram-se no palco principal a experiência de Fiá Paví, Amantes do Forró e Tiranna, e a juventude de Erlan Mohamed

No Forró Pé de Serra do Piripiri, o espaço é aberto tanto aos artistas convidados, que são conhecidos nacionalmente, como também àqueles cujo trabalho está mais ligado ao âmbito regional. Afinal, o clima que se instaura a partir do momento em que se juntam uma zabumba, uma sanfona e um triângulo não depende da distância geográfica dos músicos que manejam os instrumentos.

A noite de segunda-feira, 22, a quarta da edição 2015 do Forró Pé de Serra do Piripiri, foi um exemplo dos critérios por meio dos quais a Prefeitura reserva boa parte da programação do evento aos artistas mais ligados a Vitória da Conquista e região. A primeira atração da noite foi a banda Fiá Paví, que, com mais de dez anos de história, tornou-se presença constante no evento junino do município.

“Estamos em 2015, em pleno século 21, e podendo fazer forró e transmitir a alegria e a cultura, sem perder a essência da raiz, de quando começou com Luiz Gonzaga. A Prefeitura está de parabéns por valorizar as pratas da casa. Há onze anos estamos aqui, e sempre tivemos oportunidade para poder demonstrar o nosso trabalho”, disse o vocalista Pablo Souza.

‘O melhor da região’ – A noite continuou com a banda Amantes do Forró, outra atração já consagrada na região com cerca de 15 anos de trajetória. Do alto de sua experiência como músico, o sanfoneiro Íris Correia definiu o que significa, hoje, o Forró Pé de Serra do Piripiri: “Eu sempre defendi a teoria de que quando se quer, se faz. E, felizmente, o Governo Municipal quis e fez. Eu, que viajo bastante por todo o norte de Minas e Sudoeste da Bahia, posso dizer que o melhor São João, o mais tradicional e mais gostoso da região, é em Vitória da Conquista”.

‘Festa segura’ – Após o show do convidado da noite, Adelson Viana, o público acompanhou a apresentação de outra banda, a Tiranna, cuja história de serviços prestados ao forró na região também já passou de uma década. A vocalista Roberta Rocha, que está no grupo há oito anos, disse ser “uma felicidade imensa” participar do Forró Pé de Serra do Piripiri. “Os forrós têm se modernizado um pouco e as festas foram seguindo nesse sentido. E a Prefeitura, homenageando e resgatando os ícones da música nordestina, isso é muito importante”, explicou a cantora. “E as famílias também podem curtir o forró tradicional junto com seus filhos. É uma festa segura. Está de parabéns”.

‘Programação maravilhosa’ – A programação da noite se encerrou com um estreante no evento junino promovido pela Prefeitura: o cantor Erlan Mohamed, que há cinco anos segue em carreira solo na região, e já com cinco CD’s gravados. No show, o artista pontuou seu repertório basicamente com canções de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, duas figuras já homenageadas pela Prefeitura em edições anteriores de seu evento junino – o que, por si só, já garante a qualidade de seu espetáculo. “É uma satisfação imensa estar no meio de tantos artistas de nível nacional e até internacional, fazendo parte dessa programação, que este ano está maravilhosa”, declarou Mohamed.

Cultura mantida – A qualidade desses artistas foi atestada pela grande quantidade de casais que se entregaram ao ritmo do “dois pra lá, dois pra cá” – como os jovens Natan Vieira, 25 anos, e Letícia Souza, 16. Os dois fazem parte do grupo de quadrilha “KD? Achei”, do distrito de São Sebastião. “Isso é muito bom para a população, pois está trazendo cultura. Não só o forró, como também quadrilhas juninas e comidas típicas”, observou Natan, que trabalha como conferente numa empresa de vidros temperados. Letícia, que é estudante e está no 2º ano do Ensino Médio, foi na mesma linha ao elogiar o caráter democrático do evento: “É bom também para mostrar o nosso trabalho das quadrilhas. Não só as daqui, como também as de fora. É para não deixar essa cultura morrer”.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
17/11
VIII Copa Café de Handebol será nos dias 18 e 19
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
16/11
Café com Cinema: evento lança 12ª Mostra Cinema Conquista
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
14/11
Prefeitura de Vitória da Conquista dá início ao Censo Cultural
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
11/11
Prefeitura lança Censo Cultural