Atividades nos Caps marcam Dia da Luta Antimanicomial em Vitória da Conquista

 

Nessa segunda-feira, 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou as atividades da semana dedicada à essa data. A programação se estenderá até sexta-feira, 22, com atividades em praça, escolas, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Com a programação organizada com a colaboração de seus usuários, os Caps se transformaram na tarde dessa segunda. No Centro de Atenção Psicossocial voltado para adultos (Caps II), foi realizada uma tarde de atividades lúdicas e apresentações artísticas. Já no Caps Álcool e Drogas tipo III (Caps AD III), foi apresentado e discutido o filme “Bicho de Sete Cabeças”, que aborda a temática das drogas, e aberto espaço para apresentações musicais.

No Caps IA, dedicado ao público formado por crianças e adolescentes, aconteceram dois momentos. O primeiro, voltado para os cuidadores , em parceria com o grupo de Treinamento de Pais, debateu um vídeo em que foi abordada a questão da saúde mental e as antigas e novas formas de tratamento oferecidas para essa parcela da população. O segundo, reuniu crianças e adolescentes em uma gincana que teve como tema a Luta Antimanicomial.

“É importante lembrar que durante um mês esse tema – Luta Antimanicomial – foi abordado nas oficinas e grupos terapêuticos tanto com usuários quanto com familiares a fim de sensibilizar a todos para a importância da militância e participação social no processo da Reforma Psiquiátrica”, informou a coordenadora de Saúde Mental, Monique Brito.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14