Atividades educativas e culturais comemoram o Dia da Pessoa com Deficiência

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no Centro Glauber Rocha

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, foi lembrado e comemorado durante esta terça-feira, 5, no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. Realizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento reuniu representantes do poder público, membros de associações e entidades da área, estudantes e membros da comunidade.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, coronel Esmeraldino Correia, prestigiou a ação representando o prefeito Herzem Gusmão. “Nós vamos lutar, como Prefeitura, para dar capacidade de incremento à dignidade, aos direitos e ao bem-estar dessas pessoas. É um compromisso de Governo”, afirma.

A vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Meire Oliveira, conta que o principal objetivo do evento é esclarecer e informar a comunidade sobre a importância de questões relativas a pessoas com deficiência. “Esse encontro também comemora o que temos alcançado e discute o que ainda é necessário que se alcance para as pessoas com deficiência. Alguns avanços, no entanto, foram muito significativos”, avalia.

André Santos, membro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) há 27 anos, conta que a articulação das instituições da área é muito importante para a conquista dos seus direitos. “Todos os dias são o nosso o dia, pois temos que lidar com o preconceito e lutar pelo nosso direito de ir e vir”, revela. E completa: “Muito bom esse evento, é importante para mim.”

A programação ocorreu durante todo o dia e contou com palestras, apresentações culturais e atividades de recreação. Além disso, as associações que atuam em prol das pessoas com deficiência da cidade expuseram o seu trabalho em estandes, que ficaram abertos à visitação. A ideia foi envolver toda a comunidade na construção de um ambiente de inclusão para esse público, de forma que seja possível o pleno exercício da sua cidadania.

Notícias Relacionadas

Educação
15/12
Seminário apresenta trabalhos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino
Educação
15/12
Alunos de escola municipal apresentam espetáculo de dança em shopping
Educação
13/12
3ª Mostra de Cinema de Cabeceira: alunos da Escola Francisco Vasconcelos exibem seus próprios filmes
Educação
11/12
Inscrições para Curso de Férias do projeto Educarte estão abertas