Associação de Surdos de Vitória da Conquista participa de evento nacional em Goiânia

Dez jovens participaram do Encontro Nacional de Surdos e Surdas, em junho, com apoio da Prefeitura

Dez jovens de Vitória da Conquista estiveram em Goiânia nos dias 25 e 26 de junho, a fim de participar do 1º Encontro Nacional de Surdos e Surdas. O evento teve como organizadores a Associação dos Surdos de Goiânia e o Centro Especial Elysio Campos, e se dispôs a debater políticas públicas voltadas para a comunidade surda nas áreas de educação, saúde, mercado de trabalho, comunicação/mídia e segurança pública.

Os dez jovens representavam a recém-criada Associação de Surdos de Vitória da Conquista, presidida por Magno Prates – um dos integrantes da comitiva conquistense. A participação do grupo no evento foi viabilizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, responsável por custear as passagens de ida e volta. “É uma forma de demonstrar a capacidade que o Governo Municipal tem de atender aos mais diversos segmentos, inclusive o público surdo”, justifica o coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano.

No caso específico do público surdo, o relacionamento começou a se intensificar há pouco mais de um ano, em abril de 2014, quando houve uma primeira reunião entre a associação e representantes de várias secretarias municipais. “Naquele momento, ficou acertado que a Prefeitura daria suporte às atividades da juventude surda”, recorda Rudival.

‘Sucesso’ – O diálogo prosseguiu e se consolidou no Festival da Juventude, em maio deste ano: jovens vindos de várias cidades da região estiveram em Vitória da Conquista para participar de debates, rodas de conversa, oficinas, palestras e shows de música. Uma das atividades mais procuradas do evento foi a oficina “Literatura surda: poesia para surdos e ouvintes”, ministrada por Fernanda Machado, atriz e poetisa que veio de Porto Alegre especialmente para participar do evento. “Foi um verdadeiro sucesso”, lembra Rudival, referindo-se ao grande número de participantes registrados pela oficina.

‘Novas experiências’ – “O evento foi maravilhoso”, sintetizou o presidente da associação, destacando ainda que ele e seu grupo conseguiram “aprendizados e novas experiências para melhores caminhos”. Magno agradeceu ao Governo Municipal pelo apoio que vem sendo garantido à Associação de Surdos de Vitória da Conquista: “Deu tudo certo, nós conseguimos. Agradecemos a Deus e também à Prefeitura”.

Com informações da Associação dos Surdos de Goiânia (http://www.asgoiania.org.br/)

Notícias Relacionadas

Notícias
21/07
Servidores da Semtre participam de atividades de formação
Educação
21/07
Capacitação do Pacto Pela Educação reúne mais de 450 educadores
Infraestrutura Urbana
21/07
Prefeitura inicia recapeamento asfáltico da avenida Amazonas
Gabinete Civil
21/07
Prefeitura e Coelba assinam termo de compensação ambiental