Artistas locais do Natal da Cidade recebem homenagem

Reconhecer os produtores das manifestações artísticas que fizeram parte do Natal da Cidade e levaram encanto para toda a população foi o objetivo da cerimônia realizada nessa quinta-feira, 8, no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. Na ocasião, o Governo Municipal homenageou os vencedores dos concursos Por Isso É Que Eu Canto e de Minipresépios, além dos grupos de Terno de Reis, que abrilhantaram os festejos natalinos. 

O prefeito Guilherme Menezes destacou a satisfação do Governo em contar com a participação dos artistas regionais em mais uma edição do Natal da Cidade. “Nossa cidade possui uma cultura muito bonita e estamos proporcionando para ela o respeito merecido”, afirmou. Nesse sentido, ele salientou a importância de preservar a tradição, bem como revelar novos talentos nas mais diversas manifestações. Além disso, o prefeito também agradeceu à participação popular: “Estamos homenageando essas personalidades que elevaram o nível da nossa celebração, mas quem também merece uma grande homenagem é a população de Vitória da Conquista, que compareceu em peso e engrandeceu o Natal da Cidade”, enfatizou o gestor.

Há mais de 30 anos mantendo viva a cultura dos Ternos de Reis, o mestre reiseiro Manoelito dos Santos esteve presente em todas as edições do Natal da Cidade. Ele recebeu a placa de homenagem em nome da sua equipe, o Terno São João da Paz, do povoado de Baixão. “Para mim, a maior satisfação da minha vida é essa: meu Terno de Reis receber essa homenagem”, revelou seu Manoelito.

Responsável pelo segundo minipresépio mais bem colocado no concurso, Tadeu Cajado sublinhou o prazer em participar deste evento ao lado de outros grandes talentos. Professor e artesão, ele conta que sua arte carrega familiaridade com a linguagem voltada ao universo popular. “Aqui há uma oportunidade de extravasar a minha sensibilidade, o que é o mais importante. E me sinto honrado em concorrer com artistas primorosos”, disse.

Veterano nas competições do Por Isso É Que Eu Canto, Eduardo Oliveira levou o segundo lugar nesta edição do concurso. Para ele, é notória a evolução do evento ao longo dos anos. “A cada ano, o evento cresce mais e se torna mais organizado, com uma logística mais trabalhada e um respeito maior com os artistas”, garantiu. Dos 53 artistas que se apresentaram no Natal da Cidade, apenas 11 foram convidados; 42 foram cantores locais. “Eu vejo vozes novas chegando e fico muito contente em fazer parte desse momento histórico”, concluiu.

Também foram homenageadas instituições parceiras que contribuíram para o sucesso e bom andamento do evento. Estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barros, o secretário de Comunicação, Ricardo Marques, entre outros secretários e membros da Administração Municipal.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
19/10
Vitória da Conquista sedia I Encontro da Rede de Leitura Inclusiva
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
18/10
Campeonato Baiano de Triathlon acontece neste domingo, 22, e altera trânsito
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
10/10
Biblioteca José de Sá Nunes promove atividades especiais para o Dia das Crianças
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
03/10
Programação cultural movimenta fim de semana conquistense