Agricultura familiar é tema de semana em Vitória da Conquista

Responsável por 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa, a agricultura familiar tornou-se, ao longo de pouco mais de uma década, setor estratégico para o desenvolvimento do Brasil. Nos últimos anos, os agricultores passaram a contar com políticas integradas de crédito, assistência técnica, comercialização, seguro e garantia de preço.

E é justamente este o tema de uma semana de atividades que será promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. O evento, que está em sua sexta edição, acontece entre os dias 8 e 10 de outubro, no Cemae, e espera reunir 300 agricultores de Vitória da Conquista e do território de identidade.

Na oportunidade, serão oferecidas seis palestras sobre temas relacionados, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Além disso, a programação abrange sete minicursos, que abordará assuntos como Banco de Sementes, Bioágua, Palma Fatiada, Biofertilizante, entre outros.

Os minicursos serão ministrados pelos técnicos da Secretaria de Agricultura (Semagri). “Este será mais um bom evento voltado para a Agricultura Familiar e a Semagri tem bastante know how para ministrar esses cursos”, ressaltou o prefeito Guilherme Menezes, numa referência às diversas atividades desenvolvidas pela Prefeitura para o homem do campo, a exemplo da assistência técnica.

O projeto da 6ª Semana de Agricultura foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 10, ao prefeito pelo secretário municipal de Agricultura, Odir Freire e pelos técnicos da Semagri, Leis Gusmão, Noeci Salgado e João Rubens. “A agricultura familiar tem contribuído para a redução da pobreza em todo o país”, reconheceu o secretário Odir, entre uma das justificativas para a realização do evento.

Ainda faz parte da atividade a 1ª Feira de Agricultura Familiar, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A semana contará com apoio de instituições bancárias; movimentos representativos, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Sebrae; Uesb; Cedasb; entre outros.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
17/11
Parada LGBT: confira como fica o trânsito e o itinerário dos ônibus
Gabinete Civil
17/11
Governo Municipal promete acompanhar demandas de movimentos rurais
Gabinete Civil
16/11
Governo Municipal recebe membros do Corpo de Bombeiros Militares
Gabinete Civil
16/11
Escola municipal oriunda do Patrulhado a Cidadania oferece 150 vagas já em 2018