Agricultores familiares trocam experiências para fortalecer a produção

Dia de Campo promovido pelo Governo Municipal reuniu 60 agricultores de mais de 10 comunidades rurais

A semente do conhecimento foi lançada no povoado do Mulungu, distrito de Inhobim, nessa sexta-feira, 24, e com certeza dará bons frutos. “O que aprendi aqui hoje espero aplicar no meu sítio. Isso é muito bom para os agricultores: unir a experiência da gente com a dos técnicos”, comemorou o agricultor Marcelino de Jesus, mais conhecido como Cardoso, referindo-se ao Dia de Campo proporcionado pelo Governo Municipal para ele e outros 59 agricultores de mais de 10 povoados, no Sítio Jayane, vizinho ao seu.

No local, eles viram de perto como, num sítio de 5 hectares há 67 quilômetros de Vitória da Conquista, outro agricultor familiar – Josefino Alves, conhecido como Zifa – consegue, de forma consorciada e com adubação orgânica, manter uma produção diversificada de frutas, hortaliças, café, além da criação de aves. Eles também puderam trocar experiência entre si, bem como serem orientados pelos técnicos da Secretaria de Agricultura sobre temas que fazem parte do dia a dia deles, a exemplo da produção de biofertilizantes.

“É bom ter exemplos e aqui vocês viram muitos. Esperamos que vocês peguem esse conhecimento compartilhado hoje e alcancem sucesso nas produções que possuem”, comentou o prefeito Guilherme Menezes. Pedido reforçado pelo secretário de Agricultura, Odir Freire: “Vocês são responsáveis por grande parte do desenvolvimento do nosso país. Esperamos que tenham aproveitado bastante essa atividade para desenvolver ainda mais a agricultura familiar em Vitória da Conquista”.

Essa também é a expectativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, representado por seu tesoureiro, Nailton Vieira. “A Secretaria de Agricultura tem se esforçado para levar a assistência técnica aos agricultores. Prova disso é um Dia de Campo como esse. Esperamos que os agricultores desenvolvam o que aprenderam aqui”, afirmou. “Essa propriedade mostra que é possível. Aqui, hoje, foi plantada a semente da boa política, a que visa o desenvolvimento do ser humano”, completou o vereador Coriolano Moraes.

Difusão do conhecimento – E quem pensa que o que foi ensinado nessa sexta, ficará restrito a Vitória da Conquista, engana-se. Padre Vasco, que acompanha 20 comunidades rurais em Encruzilhada e participou da atividade, vai transmitir o que aprendeu para elas. “O poder público tomando essas iniciativas de ajudar o homem do campo, com essa assistência, é muito bom. E o que aprendemos aqui, vamos colocar em prática lá, por uma agricultura saudável e pela valorização do homem e da mulher do campo”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Agricultura e Desenvolvimento Rural
15/03
Governo Municipal participa de reunião da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/03
Manutenção na estrada de acesso a Caiçara foi realizada nesse domingo, 10
Agricultura e Desenvolvimento Rural
07/03
Prefeitura recupera estrada de Cabeceira
Agricultura e Desenvolvimento Rural
01/03
Prefeitura recuperou estrada do Iguá durante o feriado de Carnaval