Agentes Rurais de Saúde completam 30 anos de serviços prestados à população

agentes-rurais-de-saude

O ano era 1974. Professor, no povoado de Cachoeira das Araras, o médico Guilherme Menezes conheceu, aos 10 anos de idade, Gelci. Onze anos depois, a morte desse ex-aluno por conta de uma doença chamada de miíase, agravada pela falta de assistência médica, mudaria a realidade do atendimento de saúde na zona rural.

Motivado a não deixar que tal situação tornasse a acontecer com a população do interior do município, o então médico criou, o Programa Municipal dos Agentes Rurais de Saúde, que este ano completa 30 anos. “Estes profissionais significaram um grande progresso no cuidado básico com a saúde da população”, enfatizou o prefeito.

Reunidos num clima de emoção e alegria, estes profissionais receberam o reconhecimento do Governo Municipal nesta sexta-feira, 11. “É muito gratificante estar trabalhando ao longo desses 30 anos como agente rural. Agradeço a confiança depositada pela comunidade em mim até hoje”, ressaltou a primeira agente rural de Vitória da Conquista, Maria Aparecida Moreira.

Essa afirmação se justifica na explicação de quem acompanhou esse trabalho de perto, a servidora Alba Botelho: “o trabalho dos agentes sempre foi feito por amor. Hoje é um dia muito feliz por ver que eles continuam com a mesma fé, perseverança e integridade de fazer tudo pelo próximo”. Alba foi quem, na Secretaria de Saúde, acompanhou os agentes, principalmente, durante os seis meses de capacitação a que eles eram submetidos nos hospitais conquistenses para aprender a aplicar injeção, fazer curativos, entre outros.

Iniciativa pioneira no Brasil, o programa dos agentes rurais de saúde foi criado antes mesmo do Sistema Único de Saúde (SUS), implantado em 1988. Sessenta e três agentes integraram o programa durante essas três décadas. Atualmente, são 30. “Os agentes rurais de saúde são um exemplo para a saúde do Brasil”, concluiu o prefeito Guilherme Menezes.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
17/12
Com apoio da Prefeitura, comunidade da Urbis VI recebe Papai Noel e doação de brinquedos
Gabinete Civil
17/12
Prefeitura reconhece os 65 anos de atuação da Rádio Clube na cidade
Gabinete Civil
15/12
Arte e Educação: Prefeitura Móvel oferece atividades pedagógicas para as crianças do bairro Urbis VI
Gabinete Civil
15/12
Prefeitura Móvel leva a Administração Municipal à região da Urbis VI