Agentes comunitários de saúde visitam residências para enfrentamento ao Aedes aegypti

IMG_6132[1]

O combate ao mosquito Aedes aegypti ganhou mais um forte aliado em Vitória da Conquista no último mês de março: os agentes comunitários de saúde. Antes, eles esclareciam as famílias sobre os sintomas da doença e o combate ao mosquito. Agora, os agentes também visitam a casa, vistoriando o quintal e os cômodos para identificar a existência de focos de larvas e também prováveis criadouros do Aedes.

No bairro Morada dos Pássaros, por exemplo,  a moradora Mairla Navarro de Oliveira, 40, mãe de Franklyn, 7, recebeu a agente comunitária Rosemary Suzart para uma visita de rotina. Mas desta vez, o assunto com a agente foi outro: o combate ao Aedes. “Aqui em casa estamos atentos à água parada. Além disso, procuramos manter tudo limpo”, conta Mairla, que lembrou ainda que descartar o lixo de modo inadequado pode favorecer ao aparecimento dos criadouros. “Precisamos de todos juntos para exterminar o mosquito”, enfatiza.

A agente Rosemary destacou a importância desta nova missão a qual ela e mais 537 colegas, das zonas urbana e rural, estão envolvidos. “Sempre falamos com as famílias sobre a importância de combater o mosquito. Agora, também estamos visitando a casa, assim como as agentes de endemias. Quando encontramos algum foco, informamos ao agente de endemias para que ele venha fazer o tratamento. Isso ajuda muito na eliminação do mosquito”, explica Rose.

Números atualizados – Até o dia 31 de março, foram notificados 1.800 casos suspeitos de dengue, 136 de Zika e 6 para Chinkungunya. Destes, 288 foram positivos para dengue, 70 negativos e 2 indeterminados. Os demais aguardam resultado.

Notícias Relacionadas

Meio Ambiente
22/03
Prefeitura alerta sobre impactos resultantes de ocupações em áreas de preservação ambiental
Meio Ambiente
22/03
Dia Mundial da Água: Secretaria do Meio Ambiente promove atividades no Lar Santa Catarina de Sena
Notícias
22/03
Iniciativa do Sírio Libanês traz cursos de especialização para Vitoria da Conquista
Notícias
22/03
Fundação de Saúde amplia licença maternidade para 180 dias