Os Agentes Comunitários de Saúde da Unidade de Saúde da Família do Pradoso, na zona rural do município, receberam na última quinta-feira (14), uma doação de bicicletas que serão usadas para otimizar o tempo dos agentes na realização de visitas domiciliares nas localidades mais distantes atendidas pela unidade.

A doação foi feita pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/Campus Anísio Teixeira), por meio do Projeto Health Rise – financiado pela Fundação norte-americana Medtronic e implementado no Brasil em parceria com o Hospital Albert Einsten – que tem o objetivo de expandir as ações de acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos no município, além de visar a melhoria dos serviços de atenção básica.

A agente comunitária de saúde, Lucidalva Moreira, que atua na Unidade de saúde do Pradoso, afirma que esse meio de transporte vai facilitar a sua rotina de visitas aos usuários da unidade na região: “a bicicleta é muito boa, porque a gente anda muito e se for a pé demora mais trabalho. Com a bicicleta adianta mais, fazemos mais visitas, porque tem que entregar exame e tem dias que precisamos ir na casa da pessoa até três vezes”.

De acordo com a Diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Julieide Rosa, as bicicletas irão dar mais mobilidade e agilidade na cobertura de assistência dos pacientes, principalmente nesse momento de pandemia do Novo Coronavírus. “O Projeto tem impactado positivamente as ações de acompanhamento dos pacientes Hipertensos e diabéticos, principalmente por serem por estarem no grupo de risco para a COVID-19”, pontua a diretora, que complementa: “Nós só temos a agradecer esta parceria com a UFBA, que tem sido um agregador positivo para a execução das ações de promoção da saúde dentro das Unidades de Saúde”.