Administração Municipal participa da certificação de alunos do Proerd

Nessa turma, 1.845 alunos, de 13 escolas municipais e uma estadual foram certificados

“Aprendi que com as drogas não se brinca e que devemos sempre ficar longe delas. Aproveitei também para contar isso a minha família”. Foi assim que o aluno Caique Santos, da Escola Municipal Professor Paulo Freire (Caic) resumiu o conteúdo aprendido durante as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Promovido pela Polícia Militar e, em Vitória da Conquista, com as parcerias da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e do Governo do Estado, através do Núcleo Regional de Educação – Vitória da Conquista, o Proerd tem como objetivo oferecer atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições de ensino. Nessa turma, 1.845 alunos, de 13 escolas municipais e uma estadual foram certificados.

A cerimônia de certificação foi realizada na tarde dessa quarta-feira, 26, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, e contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de militares, alunos, professores e pais de alunos das escolas envolvidas.

Em sua fala, o coronel Inácio Paz de Lira Junior, responsável pelo Comando de Policiamento da Região Sudoeste, destacou a parceria com a Prefeitura Municipal para realização do projeto. “Esse programa é o que a gente considera de maior importância entre as nossas atividades extra policiamento, porque visa à prevenção ao invés da repressão. A Polícia Militar espera sempre continuar com a parceria do município para que mais e mais turmas participem dessa atividade”, disse.

Na ocasião, o prefeito Guilherme Menezes parabenizou aos alunos e a todos os envolvidos no Proerd. “Parabenizamos por vocês fazerem parte dessa parceria tão importante e construtiva no trabalho contra as drogas e a violência realizado nas escolas municipais”.

No Proerd, os policiais militares são capacitados para desenvolver atividades lúdicas em sala de aula entre os estudantes. Técnicas e métodos de ensino infantil, tratamento de dependência de drogas e noções de toxologia, aprendidos no treinamento, capacitaram os policiais a abordar questões tão delicadas entre os estudantes. Em 17 lições, os alunos aprendem a incrementar a autoestima, a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania.

Entre os representantes da Prefeitura Municipal, a solenidade contou com a presença do secretário de Educação, Valdemir Dias, da secretária de Desenvolvimento Social, Kátia Freitas e do secretário de Serviços Públicos, Gildásio Silveira.

Notícias Relacionadas

Educação
23/05
Prefeitura reativa Central de Interpretação de Libras
Educação
22/05
Estudantes de escolas municipais são finalistas do Projeto Lápis na Mão
Educação
20/05
Governo Municipal participa do lançamento do projeto “Revelando Talentos”
Educação
18/05
Acordo entre Prefeitura e TRE-BA prevê realização do projeto ‘Eleitor do Futuro’