Administração Municipal faz balanço de ações realizadas na região de Baixa do Muquém

Em visita ao lavrador Germino José de Andrade, o “Bidô”, o prefeito Guilherme Menezes prestou contas das ações já realizadas e tomou nota de novas demandas

Em mais uma incursão pela zona rural de Vitória da Conquista, o prefeito Guilherme Menezes, acompanhado pelo secretário de Agricultura, Odir Freire, esteve na região dos distritos de Baixa do Muquém e Lagoa do Mulatinho, na tarde dessa terça-feira, 14. Ambas as localidades estão a cerca de 35 quilômetros do perímetro urbano, na zona de abrangência do distrito de José Gonçalves. Em Lagoa do Mulatinho, o gestor e outros integrantes do Governo Municipal fizeram uma visita a um antigo conhecido: o lavrador Germano José de Andrade, popularmente conhecido como “seu Bidô”.

Robusto, saudável e bem-humorado, Bidô causa espanto quando diz que já completou 92 anos. Ele se consolidou há várias décadas como liderança comunitária nessa região, na qual vive desde que nasceu. Além de ser um exímio contador de histórias, orgulha-se de ainda ter disposição para trabalhar na roça, embora reconheça que o médico lhe recomendou prudência nos serviços mais pesados. Mas, de vez em quando, ainda costuma empunhar a foice e cortar moitas de quiabento para utilizar na feitura de cercas.

Prestação de contas – A visita também teve o caráter de prestação de contas, por parte do Governo Municipal, e de apresentação de novas demandas, feitas por Bidô em nome da comunidade. Há anos, ele atua como um dos intermediários nas relações entre a comunidade local e a Prefeitura. Essa interlocução, aliada àquela que é feita por meio do Orçamento Participativo, reverteu-se em vários benefícios ao longo dos últimos anos.

Se no fim da década de 90 a principal demanda dos moradores era o transporte escolar, hoje a situação é bem diferente. A região dispõe não apenas de automóveis para transportar os estudantes, mas também da Escola Municipal Eustáquio Blezza Serrano (recentemente reformada pela Prefeitura, através de reivindicação popular via OP), poço tubular, reservatórios para armazenar água como forma de prevenção aos períodos de estiagem, e ainda o posto de saúde, cuja equipe vai até a Baixa do Muquém para atender à população.

‘Diálogo constante’ – “Bidô é uma liderança verdadeira. Durante anos vem solicitando sempre o que a população daqui demanda nas áreas de saúde, educação, estradas e água. E nós temos tido com ele esse diálogo constante, como temos tido também com as outras lideranças da zona rural, seja por intermédio do OP ou diretamente”, relatou o prefeito Guilherme, após o encontro com Bidô.

Após informar sobre as demandas mais recentes, o anfitrião fez um síntese das conquistas alcançadas por sua comunidade nos últimos tempos: “Melhorou para todo mundo. Está tudo bacana. Como falar mal de um Governo como esse? Vou falar sempre a favor, até o fim da minha vida”.

Notícias Relacionadas

Agricultura e Desenvolvimento Rural
15/03
Governo Municipal participa de reunião da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/03
Manutenção na estrada de acesso a Caiçara foi realizada nesse domingo, 10
Agricultura e Desenvolvimento Rural
07/03
Prefeitura recupera estrada de Cabeceira
Agricultura e Desenvolvimento Rural
01/03
Prefeitura recuperou estrada do Iguá durante o feriado de Carnaval