Administração Municipal busca fortalecer política de inclusão em Vitória da Conquista

Buscando fortalecer as políticas públicas de inclusão da população surda de Vitória da Conquista, o Governo Municipal tem intensificado o diálogo com este público. No Festival da Juventude deste ano, por exemplo, jovens vieram de várias cidades da região para participar de debates, rodas de conversa, oficinas, palestras e shows de música. Uma das atividades mais procuradas do evento foi a oficina “Literatura surda: poesia para surdos e ouvintes”, ministrada por Fernanda Machado, atriz e poetisa que veio de Porto Alegre especialmente para participar do evento.

Na manhã desta sexta-feira, 10, outro importante ato aconteceu: o prefeito municipal Guilherme Menezes convidou o atual presidente da Associação de Surdos de Vitória da Conquista, Magno Prates, para fazer parte do Governo Municipal. “É importante na política de inclusão ter uma pessoa que conhece de perto a realidade deste público e que tem uma liderança como Magno. Com certeza, ele vai enriquecer muito o trabalho feito pelo Governo Municipal”, declarou o prefeito.

Magno Prates aceitou o convite e afirmou que a integração com as secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e a Coordenação de Juventude será exitosa. “Acredito que, com essa troca de experiência, a gente pode ajudar a sociedade a se conscientizar e melhorar a situação das pessoas com surdez”.

O novo integrante do Governo já tem trabalho pela frente. A coordenadora de Gestão de Pessoas vinculada à Secretaria de Administração, Taís Faria Lemos, falou que está fazendo um levantamento de quantos servidores tem surdez e de que é preciso se ter uma ação voltada a estes funcionários.

Ainda participaram do encontro, o coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano e o assessor do Gabinete da Secretaria de Educação, Gustavo Leão, que com satisfação recepcionaram o mais novo colega.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
23/05
Nota de esclarecimento sobre as negociações com os sindicatos
Gabinete Civil
20/05
Prefeitura discute projeto de lei sobre regulamentação do trabalho dos bombeiros civis
Gabinete Civil
19/05
Prefeitura atende demanda histórica dos professores e convoca aprovados em concurso para todas as vagas existentes
Gabinete Civil
19/05
Prefeito e secretariado se reúnem com a Fundação Dom Cabral