Abordagem Sindrômica sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis é tema de curso para profissionais de saúde

Para capacitar os profissionais de saúde que atuam nas unidades de saúde do Município quanto às Infecções Sexualmente Transmissíveis, a exemplo da aids e da sífilis, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), realizou entre os dias 14 e 18 de julho uma abordagem sindrômica a respeito do tema. O curso, com carga horária de 40 horas, reuniu teoria e prática e teve como facilitadores os técnicos que atuam no Caav.

Os principais objetivos da abordagem sindrômica são: classificar os principais agentes para doenças; utilizar fluxogramas que ajudem o profissional a descobrir as causas da doença;  indicar o melhor  tratamento;  incluir o(a) parceiro(a); promover ações de aconselhamento e educação sobre a redução de risco; incentivar a adesão ao tratamento; fornecer orientação adequada para utilização do preservativo; ofertar teste para sífilis e HIV.

Para a diretora de Vigilância à Saúde, Dalva Prates, o curso estar sendo realizado nesse momento é muito importante para o tratamento de tais infecções no Brasil. “Este ano, tivemos algumas mudanças no protocolo do tratamento para as Infecções Sexualmente Transmissíveis no Brasil, desde a abordagem do paciente no momento do teste até a forma de tratamento da doenças, principalmente para aqueles  diagnosticados com HIV”, informou.

Para a enfermeira Jéssica Brandão, que atende na Policlínica de Atenção Básica Dr. Hugo de Castro Lima, localizada no bairro Guarani, a capacitação é uma oportunidade para atualização dos profissionais. “Este curso foi muito mais que necessário, ele é imprescindível tanto para nós enfermeiros quanto para os médicos, que fazem abordagem sindrômica nas equipes de saúde. Ele nos capacita a cuidar do paciente de forma integral, nos empoderando a fazer o melhor pelo paciente dentro da unidade de saúde, dando os encaminhamentos necessários para seu tratamento”, avaliou.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
20/10
Escola Maria Leal promove 1º Seminário da Família em Capinal
Gabinete Civil
20/10
Deserg recupera máquinas para dinamizar obras na cidade e no campo
Gabinete Civil
20/10
Outubro Rosa mobiliza servidoras da Secretaria de Serviços Públicos
Desenvolvimento Social
19/10
Crav realiza orientação para prevenção do câncer de mama