Programa, apresentado por Daisy Andrade e Célio Santos, vai ao ar todas as quartas, às 13h, na Uesb FM (97,5)

Desde fevereiro, todas as quartas-feiras, às 13h, Rebeca Sousa, mãe de primeira viagem da pequena Maria Eva, tem um compromisso do qual busca não abrir mão: ouvir “A Hora do Bebê”. “É um programa muito bem elaborado, que traz muita informação, e de forma clara, por meio dos profissionais entrevistados. Além disso, eu adoro ouvir as sugestões das ‘Fernandicas’ e, sempre que posso, envio minhas dúvidas”, conta.

Produzido pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), o programa, veiculado pela Uesb FM (97,5), chegou, na última quarta (5), a 16ª edição. Ao longo deste período, os ouvintes puderam aprender um pouco mais e de forma lúdica e divertida sobre temas ligados à primeira infância, como amamentação e volta ao trabalho, puerpério, tipos de parto, viroses, o nascimento dos primeiros dentinhos.

“A escolha dos temas se dá, de forma colaborativa, por meio de uma comissão. Levamos em conta o calendário da saúde e o festivo, as prioridades para o hospital e os temas factuais. A última semana, por exemplo, foi de luta nacional contra as queimaduras, então abordamos esse tema, nesta, do 12 de junho, falaremos sobre o amor, a ocitocina”, explicou Daisy Andrade, que apresenta o programa ao lado de Célio Santos.

Todo esse conteúdo é distribuído em entrevistas com especialistas, relatos de experiências, participação do ouvinte e nos quadros: A Hora do Blablaês, A Hora do Chocalho, A Hora da História, a Agendinha Cultural, As Fernandicas e o repórter BB.

“O programa é informativo, divertido e interessante. Buscamos trabalhar temas do cotidiano, de forma que toda população compreenda nosso trabalho e para que a primeira infância seja festejada como um período de saúde e desenvolvimento”, comentou a pediatra, Aline Bispo, que integra a comissão que produz o programa.

Mas não é apenas no coração de quem acompanha a rádio, como Rebeca, que o programa está conquistando reconhecimento. “A Hora do Bebê” foi um dos 36 trabalhos selecionados para representar a Bahia na “Mostra Brasil, Aqui tem SUS”, que acontece de 2 a 5 de julho, em Brasília.

“A Hora do Bebê é um programa onde todos nós da Fundação, podemos doar um pouco dos nossos conhecimentos para que a comunidade fique mais informada através das ondas do rádio. É um dos grandes ‘filhos’ do Esaú e que está trazendo frutos para a sociedade, fico feliz em estar participando disso”, destacou o diretor-geral da FSVC, Felipe Bittencourt.

Para ter acesso ao arquivo de programas, basta acessar as páginas do programa criadas nas plataformas digitais: Spotify, Overcast, Google Podcast, Anchor, Breaker, Pocket Cast, Radio Public e Stitcher.