9ª Conferência Municipal de Assistência Social termina com bons resultados

O Governo Municipal não só coloca em seu discurso o ser humano em primeiro lugar. Desde o início dessa gestão, ações são realizadas com esse intuito. Nos últimos anos, o desenvolvimento da população brasileira e conquistense é notório e isso se deve muito às políticas públicas de assistência social implementadas no país.

Nos dois últimos dias, 29 e 30 de julho, mais de 300 pessoas estiveram reunidos no auditório do Cemae para discutir e elencar propostas que ajudarão ainda mais no amadurecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que completa 10 anos de implantação. Foi a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.

Na planária final, que aconteceu na tarde dessa quinta, 30, os delegados, além de proporem as diretrizes para a gestão e o financiamento do Suas nas três esferas de poder, elegeram os representantes do município para a Conferência Estadual de Assistência Social que será realizada entre 3 e 6 de novembro, em Salvador.

“A conferência teve bons resultados. Saíram propostas para as conferências nacional e estadual e para o próprio município. Estas últimas vão compor o nosso Plano Decenal. É um momento importante de participação popular. Nesse sentido, tanto os serviços governamentais como as instituições não governamentais participaram ativamente”, avaliou a secretária interina de Desenvolvimento Social, Kátia Freitas.

Mas além das entidades, os usuários dos serviços socioassistenciais também tiveram voz e voto na conferência municipal. Mãe de um educando do serviço Novo Olhar, Ana Cristina Simeão, disse ter achado interessante este instrumento de controle social. “Aqui a gente pode colocar as necessidades que temos como usuário e juntos podemos reivindicar nossos direitos até no âmbito federal. Achei muito interessante a discussão, pois aqui a gente ver que é ampla a área de assistência social”, comentou a professora que participou pela primeira vez de uma conferência.

A X Conferência Nacional de Assistência Social será em Brasília, Distrito Federal, no período de 7 a 10 de dezembro de 2015.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
21/06
Idosos se divertem no Arraiá da Terceira Idade
Desenvolvimento Social
16/06
Bolsa Família Móvel estará no Miro Cairo nesta segunda-feira, 19
Desenvolvimento Social
14/06
Prefeitura reúne serviços de assistência social para falar sobre o Cartão Reforma
Desenvolvimento Social
13/06
Prefeitura realiza ação pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil