6º Festival de Quadrilhas leva tradição e cultura popular à Praça Barão do Rio Branco

A grande final do concurso será na noite desta terça-feira, 18

Quem passou pela Praça Barão do Rio Branco na noite dessa segunda-feira, 17, já pôde conferir o clima de São João que tomou conta da cidade. As cores vibrantes, as roupas típicas e os passos sincronizados ao som do mais autêntico forró sinalizavam tradição nordestina e muita cultura popular. Tudo isso para celebrar a abertura do 6º Festival Regional de Quadrilhas Juninas, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e pela União Estudantil de Vitória da Conquista.

Logo nos arredores da praça já era possível ouvir o som contagiante que agitava dezenas de integrantes das oito equipes que participaram do festival nessa segunda-feira. No total, 16 quadrilhas juninas estão disputando o concurso. A grande final será realizada na noite desta terça-feira, 18, quando se apresentarão as outras oito equipes.

Para abrir os festejos da noite e desejar boas-vindas aos participantes, nada melhor do que convidados. Por conta disso, a abertura oficial do festival contou com a participação especial da equipe Arrastão do Sesc/ Serviço Social do Comércio. “O Festival de Quadrilha já está na sexta edição e é uma prova de que veio para ficar. Ele é fruto de uma parceria muito bem sucedida com a União Estudantil e a cada ano buscamos aprimorar e sintetizar esse projeto de uma maneira bem dinâmica para que a população absorva da melhor forma possível”, declarou o coordenador municipal de Turismo e Eventos, Carlos Moreno.

Sandro Queiroz

Sucesso em cada edição – De acordo com o coordenador geral do Festival de Quadrilhas, Sandro Queiroz, o evento alcança dimensões admiráveis com o passar dos anos. “O festival vem tomando proporções expressivas ao longo dessas seis edições e atingindo metas surpreendentes com a participação, inclusive, de várias cidades. Hoje nós temos 11 municípios fora da sede que participam do concurso”, contou.

Ainda conforme Sandro, a proposta é que o evento ganhe proporções ainda maiores. “A nossa ideia é de que no próximo ano Vitória da Conquista possa sediar o Baianão de Quadrilha Juninas, que será um grande festival aberto para quadrilhas de todo estado da Bahia”, adiantou.

Raí Henrique Costa

Para o puxador de quadrilha, Raí Henrique Costa, participar do evento é gratificante. “É muito bom ver como a Secretaria de Cultura nos abraça de uma forma tão especial. Por isso, nos sentimos muito felizes pelo acolhimento aqui da cidade”, declarou. Raí tem 16 anos e é puxador da quadrilha “José Batista da Mota”, formada por jovens do município de Macaúbas.

No São João de Vitória da Conquista a valorização das tradições juninas é mais que prioridade. É uma característica própria. Por conta disso, não podia faltar, durante as apresentações do Festival de Quadrilhas, o famoso casamento na roça.

Os noivos, com trajes de cerimônia caipira, geralmente puxam a quadrilha. Em seguida, vêm os outros casais de braços dados no arraial. A partir daí, começa a diversão embalada pelo forró e pela alegria dos integrantes.

Na abertura do Festival de Conquista não faltou criatividade para o casamento na roça. Teve até homem vestido de noiva. Essa foi a aposta da quadrilha “Os Envertidos”, do município de Jussiape.

Para àqueles que capricharem na dramatização musical, a Secretaria de Cultura premiará com uma recompensa. Os integrantes do melhor casal de noivos e do melhor casamento na roça levarão para casa troféus de premiação.

O resultado com os nomes de todos os vencedores do concurso será divulgado nesta terça-feira.

Equipes – Nessa segunda-feira se apresentaram na Barão do Rio Branco as equipes de quadrilhas juninas: “Pegada da Onça”, “Luar do Sertão”, “Os Envertidos”, “Arria Coração da Mozar Tanajura”, “José Batista da Mota”, “Beco do Barão”, “Tia Áurea” e “Pisada Boa Show”.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
15/12
Com apoio da Prefeitura, Conquista serve de locação para longa-metragem internacional
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
13/12
Natal Conquista de Luz: Prefeitura divulga ordem de apresentação dos artistas
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
12/12
Finais do Campeonato de Futebol da Zona Rural acontecem neste domingo, 17
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
12/12
Luzes natalinas serão acesas na noite desta terça, 12, na Tancredo Neves